Levar o bebé para casa é um dos momentos mais felizes para os pais. Contudo, ver-se a braços com um bebé pode dar origem a algumas dúvidas e ansiedades. O banho é um desses momentos, especialmente nos primeiros dias de vida.
Enquanto estiver na maternidade, terá a oportunidade de esclarecer algumas dúvidas com os profissionais de saúde e aprender algumas técnicas para cuidar do bebé. No entanto, convém estar informada sobre as questões mais básicas para se sentir mais segura quando levar o seu bebé para casa.
O banho do bebé recém-nascido
Um bebé recém-nascido não precisa de tomar banho todos os dias. Nas primeiras duas semanas de vida, pode lavar o bebé por partes, se se sentir mais segura. Pode usar um pano macio humedecido em água morna com um pouco de gel de banho dissolvido. Verifique sempre a temperatura da água antes de começar a dar banho ao bebé. Lave e seque delicadamente as dobrinhas, a cabeça e as restantes partes do corpo.
É muito importante definir e manter uma rotina para a higiene do bebé, mantendo os mesmos rituais e horários. Alguns bebés dormem melhor quando tomam banho ao fim do dia, outros preferem tomar banho de manhã, ao acordar. Aos poucos, vai conseguir identificar o momento do dia que mais convém a si e ao seu bebé.
Preparar o banho
Um dos aspetos mais importantes do banho é a temperatura ambiente uma vez que o recém-nascido ainda não consegue controlar a sua temperatura corporal e não deve apanhar correntes de ar ou sentir grandes oscilações de temperatura. É natural que sinta frio ou desconforto quando o despir e que chore nos primeiros dias quando tomar banho. Se estiver frio deve aquecer o local onde vai dar banho ao bebé, o banho deve ser breve (não deve demorar mais do que 5 minutos).
Utilize produtos com pH neutro, formulados especialmente para a pele delicada dos bebés. Não precisa de usar produtos diferentes para lavar a cabeça e o corpo. É muito mais prático optar por um que sirva para lavar todo o bebé.
Antes de despir o bebé, prepare tudo o que vai precisar (toalha, produtos de higiene, fralda, roupa, etc.) e coloque no sítio onde o vai vestir. Assim fica com tudo à mão e não tem que se deslocar.
Deite primeiro água fria na banheira do bebé e só depois acrescente água quente. A água deve cobrir um pouco mais do que a base da banheira (cerca de 1/3). Junte um pouco de gel de banho misture bem e verifique a temperatura (pode usar um termómetro próprio ou o pulso, costas da mão ou cotovelo). A temperatura da água deve rondar os 37º.
Nunca deve largar o seu bebé, seja na banheira onde se pode afogar em segundos e em meio palmo de água, seja na superfície que utilizar para o vestir. Embora ele seja ainda muito pequenino e não se vire, existe sempre um risco muito grande de poder afogar-se ou cair e magoar-se.
Dar banho ao bebé
Dispa o bebé enquanto fala com ele, isso fará com que ele se sinta mais calmo. Quando tirar a fralda ao bebé, se estiver suja, limpe primeiro a zona genital com um toalhete para evitar sujar a água do banho (de frente para trás para não contaminar a área genital com vestígios de cocó).
Coloque o seu braço, a passar por detrás da cabeça/costas do bebé e agarre o braço do bebé com a sua mão em pinça, acomode o bebé de forma a que ele esteja confortável e seguro, e meta-o na banheira com confiança, mantendo-o sempre bem seguro e firme, com a cabeça e costas bem apoiadas.
Comece por molhar os pézinhos, pernas, tronco e braços. Depois de lavar a parte da frente do bebé, deve passar para a de trás. Coloque o bebé de bruços no seu braço (que passa por baixo do peito do bebé e agarra o braço dele em pinça).
Tenha em atenção as dobrinhas na pele na zona da fralda. Lave esta zona delicadamente, sempre com movimentos de frente para trás. Não tenha receio de manipular a zona do cordão umbilical (coto umbilical). É indolor para o bebé e deve ser muito bem limpa para evitar infeções e desconforto.
Cuidados depois do banho
Depois do banho, envolva o bebé na toalha que estendeu previamente no fraldário, agasalhando-o e aconchegando a cabeça com o capuz para que se mantenha quente. Seque a pele sem esfregar, começando pela cabeça e não esquecendo as preguinhas da pele.
Limpe muito bem o coto umbilical, deve ficar bem seco, e aplique o creme hidratante no corpo. Aproveite para fazer uma massagem suave ao bebé. O contacto das suas mãos transmite carinho e segurança ao mesmo tempo que relaxa, melhora a respiração, favorece o sono e a digestão e estimula o sistema imunitário do bebé.
Coloque a fralda e vista o bebé devagarinho, com cuidado e atenção para não prender a roupa na cabeça e evitar puxões.
Criámos para si um Guia de Preparação para o Parto, com dicas, sugestões e informações importantes para um dos momentos mais felizes da sua vida! Consulte aqui: Guia de Preparação para o Parto.