Como saber que chegou a hora do parto? É uma pergunta que mais cedo ou mais tarde uma gravida faz. O trabalho de parto não se inicia repentinamente. A primeira fase do trabalho de parto subdivide-se em duas fases que correspondem a diferentes momentos de dilatação: fase inicial ou latente e fase ativa.
A fase inicial ou latente do trabalho de parto
A fase inicial ou latente é a mais longa do parto e marca o início da dilatação da cérvix. Por norma, numa gravidez normal e sem risco associado ao parto, esta fase é passada em casa.
Quando começa a sentir contrações irregulares, de fraca intensidade e pouco duradouras, é sinal de que está no início do trabalho de parto. Esta fase inicial dura 8 a 12 horas (média), o colo do útero dilata até 3-4 cm.
Registo das contrações
Para que saiba como está a evoluir o trabalho de parto, deve registar as contrações. Durante este tempo, movimente-se, caminhe e tente relaxar. Está provado que a tranquilidade é muito importante para que a dilatação progrida naturalmente.
Progressivamente, as contrações tornam-se mais frequentes, longas e fortes. Assim que se tornarem regulares (cerca de 3 contrações em cada 10-15 minutos), entra na fase ativa do trabalho de parto e está na hora de ir para a maternidade/hospital.
Rutura da bolsa de águas
Se houver rutura da bolsa de águas o importante é estar atenta à perda constante de líquido e às características do líquido, pois, deve ser incolor e não deve ter um cheiro forte. Se se apresentar com mau cheiro e de cor esverdeada, ou outra cor, é sinal que o seu bebé pode estar em sofrimento, e deve dirigir-se de imediato para o hospital.
Eliminação do rolhão mucoso
Durante as últimas semanas de gravidez, o colo começa a ficar fino e a dilatar, preparando-se para o parto. Esta dilatação pode provocar a perda do tampão mucoso (substância que sela o útero nas semanas inicias da gestação para proteger o útero contra infeções).
A perda do rolhão mucoso é um sinal de que o parto está para breve.
Quando ligar ao médico?
Se sentir um aumento na pressão pélvica, sangramento vaginal ou secreção abundante, ou se não sentir o seu bebé a mexer, deve ligar para o médico e perceber se deve ir para o hospital.
Uma vez iniciado o trabalho de parto, quando ir para o hospital?
Geralmente é aconselhável que a grávida vá para o hospital quando as contrações durarem 60 segundos ou mais, com cerca de 3 contrações em cada 10-15 minutos por pelo menos uma hora.