O segundo estádio do trabalho de parto, chamado de período expulsivo, inicia-se com a dilatação completa e termina com a 2ª fase do trabalho de parto, a expulsão do bebé.
Quando atinge os 10 centímetros de dilatação, uma nova força começa a atuar: os músculos do diafragma e da parede abdominal contraem-se em conjunto com as contrações uterinas e comprimem o útero, de cima para baixo e da frente para trás.
2ª fase do trabalho de parto – período expulsivo
Quando a cérvix está completamente dilatada (10 cm), o bebé desce através canal de parto, preparando-se para nascer. O período expulsivo inicia-se com a dilatação da cérvix completa e termina com a expulsão e nascimento do bebé.
Nesta fase, estará concentrada em expulsar o bebé. Com a ajuda do profissional de saúde, irá encontrar a melhor posição para, a cada contração, empurrar um pouco mais o bebé em direção à saída.
À medida que o bebé desce, sentirá mais vontade de fazer força e, em conjunto, os seus esforços expulsivos e a força das contrações, o bebé avança. Nesta fase, a respiração é fundamental para que exista esse coordenação de forças.
Com a saída da cabeça, os ombros e o corpo do bebé deslizam para o exterior. É realizada a clampagem do cordão umbilical a uma distância de 2 a 3 cm da parede abdominal.
Para promover o contacto pele a pele imediato, o bebé deve ser colocado sobre o abdómen materno.
O que pode esperar?
- A cada novo “empurrão”, o bebé desce mais um pouco através do canal de parto, aproximando-se cada vez mais do exterior;
- Ao mesmo tempo que o útero se contrai, o bebé exerce pressão contra a pélvis, o que aumenta a sua vontade de fazer força.
O que pode fazer?
- Procure manter-se calma e confiante. Recorde o que aprendeu nas aulas de preparação para o parto e tente exercitar a respiração corretamente;
- Confie e colabore com a equipa médica;
- Siga as suas instruções para começar a fazer força e ajudar a expulsar o seu bebé no momento certo;
- Se houver necessidade de aumentar o espaço para o coroamento da cabeça do bebé e abreviar o nascimento, a equipa médica poderá fazer uma pequena incisão para alargar a abertura vaginal (episiotomia).
A episiotomia consiste numa pequena incisão feita na área muscular situada entre a vagina e o ânus (períneo) com o objetivo de alargar o canal vaginal para ajudar a expulsar o bebé.
Quanto tempo demora esta fase?
O tempo necessário para expulsar o bebé varia de acordo com um conjunto de fatores:
- Eficácia das contrações;
- Eficácia da analgesia no alívio da dor das contrações;
- Condição física da mãe;
- Condição psicológica da mãe;
- Número de fetos;
- Adequação pélvica no trabalho de parto;
- Tamanho, apresentação (posição) e situação do bebé;
- Apoio recebido pelos profissionais de saúde.
Para conhecer com maior detalhe as fases de cada uma das etapas do trabalho de parto, consulte os artigos: