O que é a incompatibilidade feto-pélvica?
Segundo a Harvard Medical School – Portugal Program a incompatibilidade feto-pélvica é o “conjunto de situações em que existe uma desproporção entre o tamanho do feto e as dimensões do canal de parto.
Poder-se-ão incluir nesta rubrica os casos de apresentações fetais anómalas (apresentação de face ou de espádua, por exemplo), que impedem o correto alinhamento do eixo fetal com o eixo do canal de parto.”
Parto normal versus cesariana
Para os defensores mais acérrimos do parto vaginal e do parto humanizado, o diagnóstico de incompatibilidade feto-pélvica só é possível intraparto e não pode ser antecipado durante a gravidez.
Só avaliando a progressão da cabeça fetal através do canal de parto na presença de contrações eficientes se poderá determinar se o bebé consegue nascer sem recurso a uma cesariana.
Não obstante, na maior parte da literatura, a incompatibilidade feto-pélvica é uma das situações com indicação para cesariana pelo risco acrescido de complicações durante o trabalho de parto e subsequente necessidade de proceder a uma cesariana de urgência não programada.
Neste vídeo poderá perceber melhor como se movimentam os ossos da pélvis no momento do parto.
Leia também