Raramente, a mãe não tem tempo para chegar à maternidade/hospital mas pode acontecer.
Nas situações em que não há tempo para ir para a maternidade/hospital, o bebé pode nascer em casa ou no caminho para o hospital, na ambulância, por exemplo.
Se sentir que não tem tempo para chegar à maternidade/hospital, não se meta no carro sozinha. O mais importante? Tentar não entrar em pânico e pedir ajuda rapidamente.
O que fazer quando não chega a tempo à maternidade?
Se estiver em casa sozinha e sentir que o seu bebé está prestes a nascer, tente ligar para alguém que possa ir ter rapidamente consigo.
Telefone para o seu médico (convém ter o número de telemóvel do médico que a acompanhou durante a gestação ou de alguém que o possa substituir no parto) e para o 112.
Prepare-se para o nascimento do seu bebé em casa
Tente ir buscar umas toalhas grandes para colocar e no chão e uma para embrulhar o bebé. Coloque-se na posição que lhe for mais confortável sempre que chega uma nova contração. Inspire e expire longamente. Concentre-se no momento e no que vai acontecer.
Pode colocar-se de cócoras, com a cabeça pousada nos braços e mantenha o rabo o mais elevado possível. Resista à tentação de fazer força e respire profundamente para ajudar a atrasar o nascimento.
O mais importante é visualizar o bebé para o ajudar a nascer com segurança, tentar não entrar em pânico e agir por forma a preparar o nascimento.
Se não conseguir resistir à tentação de fazer força e sentir a cabeça do seu bebé à entrada da vagina, continue a empurrá-lo ao ritmo das contrações e, quando o corpo sair, agarre-o com cuidado.
Verifique se o cordão umbilical está enrolado à volta do pescoço. Se estiver, não o puxe. Tente retirá-lo com cuidado.
Assim que o bebé estiver cá fora, embrulhe-o cuidadosamente na toalha para o manter quente. O bebé pode nascer com muco ou líquido amniótico no nariz e precisar de ajuda para o eliminar para conseguir respirar. Ajude-o, afagando as narinas de cima para baixo.
Coloque o bebé no seu peito ou junto ao seu corpo. Não puxe o cordão umbilical nem tente retirá-lo. Aguarde até que chegue ajuda profissional para cortar o cordão umbilical e expulsar a placenta.