Antes de comprar um porta bebés, informe-se corretamente sobre as várias opções disponíveis no mercado e experimente-o com o seu bebé para se certificar que cumpre todas as regras de segurança e comodidade.
Alguns conselhos que podem ser úteis na hora de comprar:
- Perceber corretamente como se utiliza e se é o porta bebés mais adequado para a idade da criança.
- O porta bebés deve ajustar-se corretamente ao corpo do bebé e ao corpo de quem o transporta. Isto comprova-se se, ao inclinar-se para a frente, a criança se mantém bem firme e segura, sem se afastar do tronco do adulto.
- O porta bebés deve dispor de um apoio para a cabeça do bebé e de um suporte largo entre as pernas, de modo a que os joelhos da criança não se toquem.
Deve assegura-se de que o porta bebés mantém a posição correta e confortável do bebé durante o transporte:
- O bebé deve ficar virado de frente para quem o transporta.
- As costas do bebé deve ficar erguidas, bem sustentadas e não curvadas em forma de “C”.
- O bebé deve ficar bem firme e seguro, salvaguardando que não existe o risco de se inclinar para nenhum lado quando quem o transporta se movimenta (atenção à segurança da criança quando o adulto se inclina para a frente o que pode potenciar o risco de queda da criança).
- As pernas do bebé não devem ficar penduradas, os joelhos não se devem tocar, mas abraçar quem o transporta ao nível do umbigo do bebé.
- Certifique-se que o porta bebés é cómodo para o bebé e para quem o transporta, que tem alças largas, firmes e seguras, que não apertem o tronco do adulto e que repartam o peso da criança de forma correta e equilibrada.