Quando chegar a hora de fazer a lista dos equipamentos necessários para o bebé e as compras, tenha em consideração a segurança dos vários equipamentos disponíveis no mercado:
- Se comprar resguardos para o berço de grades do bebé, estes devem ser curtos e apertados de modo a que fiquem virados para a parte exterior da cama. Ate-os com firmeza e apare as pontas. Assim evita que o bebé os meta à boca e se engasgue. Os bebés mexem-se muito e é natural que dê voltas no berço.
- Os lençóis, resguardos e as colchas não devem ter franjas, laços ou outros elementos decorativos que se possam soltar ao serem manuseados pelo bebé.
- Escolha roupa da cama que seja prática, que possa ser lavada na máquina sem perigo de misturar as cores. Evite lençóis e mantas com orifícios onde o bebé possa prender os dedos.
- As camas, carrinhos e cadeiras do bebé não devem ter arestas vivas nem parafusos.
- A cadeira do bebé para o automóvel deve respeitar as regras de segurança em vigor. Prefira uma cadeira que tenha um bom apoio e proteção para a cabeça.
- Os cobertores e os próprios tons do quanto devem ser vivos, divertidos e estimulantes por forma a despertar o interesse do bebé. Há pais que preferem optar por peças básicas (como o berço, a cama ou o muda fraldas) mais discretas e colorir e decorar as paredes com cores e motivos alegres.