O quarto do seu bebé é um espaço seguro e funcional?
Um quarto bem planeado pode durar vários anos, desde que os elementos sejam funcionais e compatíveis com o crescimento da criança, sendo só necessário ir ajustando o mobiliário à idade da criança e, a consequente alteração do layout do espaço.
Em primeiro, deverá definir qual o uso do espaço e avaliar o espaço disponível, por forma a escolher o que, efectivamente, necessita e se enquadra no ambiente que pretende criar.
Espaços mais pequenos requerem um maior cuidado na escolha do mobiliário e dos elementos – quantidade de elementos e, suas dimensões -, se necessário deverá optar por móveis personalizados e feitos à medida para o ambiente.
Os elementos essenciais para o quarto do seu bebé são o berço, um armário para as roupas do bebé – não se esqueça que o bebé tem roupas pequenas, que normalmente, são guardadas em gavetas e, só algumas peças são penduradas – um muda fraldas, que no caso de ter pouco espaço, poderá ser colocado em cima da cama de grades, e, uma cadeira ou poltrona confortável, que para além de útil na hora da amamentação, também, dará muito charme ao quarto.
Os elementos escolhidos devem ser de fácil manutenção e limpeza e, também, funcionais para que possam acompanhar o crescimento do seu filho, e adaptar-se às suas diferentes fases, como já referi.
A personalização do espaço deve ser feita com os elementos decorativos mais pequenos e, de fácil substituição como, almofadas, quadros, colchas, tapetes, candeeiros.
A segurança é fundamental, objectos com esquinas ponteagudas, elementos que possam magoar o bebé ou cair sobre ele não são permitidos.
É muito importante que, se possa movimentar no quarto do seu filho sem que os móveis ou os elementos decorativos possam atrapalhar, por forma a garantir uma boa circulação no espaço facilitando, assim, os seus cuidados.
O layout apropriado será o ponto de partida para um ambiente funcional, bonito e confortável.