Como poupar no enxoval do bebé? Está um bebé a caminho e o orçamento é apertado? Siga as nossas dicas para economizar no enxoval do bebé e desfrute da sua gravidez tranquilamente.
É claro que todas as mães querem comprar o melhor para os seus filhos, as roupinhas mais bonitas e os sapatos a combinar. Mas será que tudo isso é mesmo necessário?
Lembre-se que um filho significa também despesas extra e muitas vezes inesperadas, pelo que o melhor será sempre fazer bem as contas e poupar para eventuais surpresas.
Poupar no enxoval do bebé
9 Dicas para poupar no enxoval do bebé
1. Prepare uma lista com tudo o que gostaria de ter, mas que não é, na verdade, essencial. Passe esta lista a quem estiver a organizar o seu chá de bebé de forma a receber esses miminhos das suas amigas e família.
2. Antes de fazer as suas compras, fale com amigos ou familiares que já tenham filhos. Pergunte-lhes o que é realmente essencial no enxoval do bebé. Use e abuse da experiência deles.
3. Aparelhos e os últimos gritos da tecnologia para bebés e pais podem nem sempre ser tão úteis quanto se tentam fazer. Mais uma vez pergunte aos seus amigos e familiares sobre as suas opiniões.
4. Aproveite as promoções de fraldas e produtos de higiene para bebé e compre em grandes quantidades e diferentes tamanhos.
Tenha só a certeza de que são produtos hipoalergénicos e adequados para a pele sensível do bebé.
5. Se tem outras crianças na família, aceite as roupas usadas. As roupas de bebé são ficam praticamente novas, pois eles crescem rápido, e seria uma pena não aproveitar.
6. Peça emprestados aqueles artigos que são mais caros e que duram muito tempo, como as cadeiras para comer, as espreguiçadeiras, banheira, cadeira alimentação,… se já há na família ou entre os amigos e eles emprestam sem problema, não vale a pena desperdiçar dinheiro. Tenha sempre em atenção que deve devolver e em bom estado.
7. Se receber algum presente de que não gosta ou que acha que não vai ter muita utilidade, vá trocar (não deite as etiquetas e os talões de troca para o lixo antes de ter o enxoval completo). Não vale a pena acumular nos armários coisas que sabe que não vai usar.
8. Compre o básico e estritamente necessário antes do bebé nascer. Ele pode desenvolver alguma alergia a determinados tecidos ou produtos e se exagerou a comprar, agora é desperdício pela certa.
9. Não faça compras por impulso. Adorou? Ótimo! Não compre já. Vá para casa, pense se realmente é necessário ou se é apenas um desejo. Avalie bem antes de gastar dinheiro.