A importância de uma dieta equilibrada na gravidez
Uma dieta equilibrada é fundamental para a saúde em todas as fases da vida e ainda mais quando está grávida. Durante a gravidez, as necessidades nutricionais são acrescidas mas não precisa de comer muito mais para satisfazer as suas necessidades e as do seu bebé.
Importa antes escolher cuidadosamente os alimentos que come e considerar as quantidades. Ou seja, o que importa não é a quantidade mas sim a qualidade. Para além da dieta, a água é fundamental e deve ser a principal fonte de hidratação. Esqueça os sumos industriais e os refrigerantes com ou sem gás, ricos em açúcar e extremamente pobres em nutrientes.
É aconselhável que procure ajuda de um nutricionista para desenhar um plano alimentar adequado às suas necessidades e às da sua gravidez.
Primeiro trimestre da gravidez
Combater os enjoos matinais
Os enjoos e as náuseas são um dos primeiros sinais da gravidez mas, infelizmente, nem sempre se restringem às manhãs. Para minimizar os seus efeitos:
- Coma pouca quantidade de cada vez mas várias vezes ao longo do dia;
- Se sentir fome, coma uma peça de fruta, um iogurte natural ou uma bolacha de água e sal;
- Não coma alimentos ricos em gordura, mais difíceis de digerir;
- Confecione as suas refeições de forma simples. Prefira os cozidos ou grelhados;
- Leve umas bolachas de água e sal para a cabeceira da cama e mastigue uma lentamente antes de se levantar;
- Quando se sentir mais enjoada, experimente comer refeições frias, como cereais com iogurte ao pequeno-almoço ou uma salada com uma sopa e uma peça de fruta como refeição principal.
Durante o primeiro trimestre, é essencial a suplementação em ácido fólico e, em alguns casos, de iodo. A suplementação em ácido fólico deve iniciar-se cerca de 3 meses antes de se tentar engravidar e manter-se, pelo menos, até às 12 semanas da gestação, período em que todos os órgãos e estruturas do corpo do bebé estão em formação.
Para além da suplementação, pode ir buscar estes nutrientes a alguns alimentos como brócolos, espinafres, feijão e lentilhas.
Leia também