Suplementos nutricionais na gravidez
Vitamina D e cálcio
A vitamina D e o cálcio podem ser administrados se houver não exposição solar, ingestão inadequada de cálcio ou hipertensão arterial.
Iodo
A suplementação em iodo está indicada no caso de bócio endémico (aumento do volume da glândula da tiroide). O iodo é um oligoelemento, micronutriente. Significa isto, que é necessário ao funcionamento do organismo, ao seu metabolismo, em múltiplas funções, e que se obtém a partir do consumo de alimentos que o contenham.
Uma das principais funções do iodo no organismo prende-se com a síntese das hormonas da tiroide. As hormonas da tiroide estão envolvidas em múltiplas funções reguladoras do funcionamento do organismo e a sua carência poderá comprometer diversas funções.
O iodo é um oligoelemento essencial à vida. Uma vez que não é sintetizado pelo organismo, deverá ser obtido a partir de fontes alimentares. O iodo é acumulado na glândula tiroide, tendo como função a biossíntese das hormonas da tiroide.
Estas hormonas são responsáveis pela regulação do metabolismo celular, nomeadamente da taxa de metabolismo basal e temperatura corporal, e desempenham um papel determinante no crescimento e desenvolvimento dos órgãos, especialmente do cérebro.
Preocupada com esta questão a Direção-Geral da Saúde (DGS) avançou em 2013 com uma orientação em que recomendou a ingestão de um suplemento diário de iodeto de potássio (150 a 200 microgramas) às mulheres que estão a pensar engravidar, às grávidas e às que estão a amamentar.
Comer mais peixe e produtos do mar e consumir sal iodado em vez do sal comum são as melhores soluções para combater as carências deste elemento, explicam os autores da publicação “Iodo – Importância para a Saúde e o Papel da Alimentação” (13 de dezembro de 2014). [1]
Outros nutrientes
Os restantes nutrientes não devem ser suplementados, excepto em situações particulares. Caberá ao seu médico decidir o que é mais adequado para si.
A qualidade e a variedade da alimentação são dois aspetos fundamentais para manter um aporte equilibrado dos principais nutrientes ao seu organismo.
[1] Direção-Geral da Saúde – https://www.alimentacaosaudavel.dgs.pt/activeapp/wp-content/files_mf/1444899433Iodo_Import%C3%A2nciaparaasa%C3%BAdeeopapeldaalimenta%C3%A7%C3%A3o.pdf