O que é diabetes gestacional?
Este tipo de diabetes só ocorre na gravidez devendo a isso o seu nome. Na diabetes gestacional, o corpo da mulher não consegue produzir insulina suficiente para lidar satisfatoriamente com a subida dos níveis de açúcar no sangue.
Na gravidez, a placenta produz uma hormona, a prolactina (hormona que estimula a produção do leite materno), e que atua contra a insulina o que pode revelar uma tendência anterior para a diabetes.
A principal complicação da diabetes gestativa para a grávida é o grande crescimento do bebé. Nestes casos, recomenda-se que o parto não aconteça depois das 40 semanas de gestação.
Durante a gravidez, nas consultas de vigilância, é analisado o nível de açúcar no sangue por forma a detetar eventuais problemas e permitir ao seu médico atuar preventivamente.
Mais uma vez, a dieta alimentar é fundamental para evitar esta complicação devendo optar por diminuir ou suprimir o açúcar na sua dieta. Quando este procedimento não é suficiente poderá ser necessário tomar injecções de insulina.