Durante a gravidez, o risco de sangrar do nariz aumenta porque o seu corpo produz sangue em maior quantidade para satisfazer as necessidades decorrentes do desenvolvimento do bebé e para manutenção da própria gestação.
O aumento do volume de sangue em circulação no seu organismo pode levar ao aparecimento de alguns efeitos secundários, como hemorragias nasais mais frequentes.
Nariz sangrando na gravidez
Como prevenir hemorragias nasais durante a gravidez?
O nariz contém inúmeros vasos sanguíneos muito finos. Com o aumento do volume de sangue em circulação durante a gravidez, estas veias delicadas são mais propensas a rebentar, causando uma hemorragia nasal.
Sempre que se assoa ou limpa o nariz, faça-o suavemente para evitar magoar o revestimento interno da cavidade nasal. Este cuidado irá ajudar a manter a pele íntegra, sem lesões, o que reduz a possibilidade de sangrar.
Se é propensa a sangrar do nariz quando o ar está mais seco, pode usar um humidificador ou evitar ambientes demasiado aquecidos com aparelhos de ar condicionado ou aquecedores, particularmente durante as estações mais frias.
Cuidados com o nariz sangrando na gravidez
Se sangrar do nariz na gravidez, pode tentar as seguintes estratégias para estancar o sangue:
- Erga a cabeça sentada ou de pé;
- Aperte suavemente as duas narinas em direção ao centro do nariz durante alguns minutos. Repita este passo se o sangramento não diminuir;
- Se o fluxo de sangue for abundante, pode inclinar-se ligeiramente para a frente para evitar que engula sangue e se engasgue;
- Se a hemorragia nasal resultar de uma lesão na cabeça deve consultar o seu médico de imediato.
Outras razões para consultar o seu médico incluem:
- Se sofrer de hipertensão (tensão alta);
- Se não conseguir estancar a hemorragia nasal após experimentar as medidas acima descritas;
- O fluxo de sangue for abundante.
Apesar do sangramento nasal na gravidez poder ser um motivo de ansiedade, a boa notícia é que, na maioria das circunstâncias, não representa qualquer ameaça para si ou para o seu bebé.
Bibliografia: Harms, R. W. (Ed.). (2004). Mayo Clinic guide to a healthy pregnancy. New York, NY: HarperCollins Publishers Inc.; Johnson, Robert V. (Ed.). (1994). Mayo Clinic complete book of pregnancy & baby’s first year. New York, NY: William Morrow and Company, Inc.