Azia
Evite refeições pesadas e condimentadas. Não se deite antes de fazer a digestão. Faça várias refeições ligeiras ao longo do dia. Experimente beber um copo de leite simples antes de se deitar. Se sentir azia quando está na cama, eleve a cabeça com duas almofadas para evitar o refluxo gástrico.
Dores nas costas
Adopte uma postura correta, estando de pé ou sentada. À medida que a barriga cresce, o seu centro de gravidade muda e deve estar atenta a essa mudança para manter conscientemente uma boa postura. Use sapatos de salto baixo para aumentar o equilíbrio, controle o aumento de peso e faça exercícios para fortalecer os músculos das costas. Deve consultar o seu médico antes de iniciar qualquer programa de exercícios.
Pés e tornozelos inchados
A retenção de líquidos provocada pela diminuição da circulação sanguínea é uma das principais causas deste problema. Para o contornar, evite tudo aquilo que dificulta a circulação sanguínea – permanecer muito tempo de pé ou na mesma posição, se trabalhar muito tempo sentada, levante-se de vez em quando e use um banquinho para apoiar os pés e evite cruzar as pernas – e seguir algumas medidas benéficas como caminhadas, usar meias elásticas de compressão adequada, dormir com as pernas elevadas, ter cuidado com a dieta e com o aumento excessivo do peso.
Varizes
O problema das varizes pode agravar ou aparecer durante a gravidez. Se já sofria de varizes, é provável que já tenha alguns cuidados como usar meias elásticas, não cruzar as pernas quando está sentada, fazer massagens localizadas para aliviar a dor e desconforto, dormir com as pernas elevadas e evitar locais quentes e húmidos como as saunas do ginásio. Fazer caminhadas à beira mar e massajar as pernas no duche com água tépida também aumenta o conforto.
Corrimento vaginal
As profundas alterações hormonais provocam o aumento do muco vaginal que, se adquirir um tom amarelado ou esverdeado acompanhado ou não por um odor desagradável, pode ser sinal de infeção. Use um sabonete neutro na higiene íntima diária e roupa em algodão (os tecidos sintéticos não deixam a pele respirar). Se os sintomas persistirem, consulte o seu médico para tratamento adequado.
Gengivas sensíveis
O aumento do fluxo sanguíneo no seu corpo, aumenta a sensibilidade das gengivas que podem sangrar com grande facilidade. Para o evitar, lave os dentes cuidadosamente para evitar lesar as gengivas. Se precisar de fazer algum tratamento dentário, este deve ser iniciado entre o 4º e o 6º mês da gestação. Contudo, se necessário, este não se deve adiado.
Gases
Para combater a flatulência, mastigue muito bem os alimentos, evite bebidas gaseificadas, alimentos fritos, snacks, pratos picantes e refeições condimentadas. Pratique exercício físico ajustado à sua realidade e mantenha-se ativa.
Leia também