Manter-se descontraída e longe de situações que lhe causam stress é fundamental para que tenha uma gravidez tranquila e sem sobressaltos.
Se as exigências físicas e emocionais se tornarem insuportáveis, converse com o seu companheiro ou com o seu médico que a vão ajudar a ultrapassar estes momentos de inquietação. Não tem que viver todos estes sentimentos em angústia ou sozinha.
O que pode fazer para se sentir mais animada?
- Descanse com qualidade sempre que possa num local confortável, silencioso, arejado e limpo.
- Não queira ser perfeita nem fazer tudo. A fadiga é um grande fator que pode resultar em estados de tristeza e depressão.
- Algumas mulheres sentem uma enorme pressão em preparar a chegada do bebé com grande antecedência. No entanto, a gravidez demora nove meses o que lhe dá muito tempo para preparar o que for necessário na altura certa.
- Tente fazer mais atividades que lhe dão prazer.
- Converse com o seu companheiro ou com as suas amigas ou com outras mulheres grávidas sobre os seus sentimentos.
- Se necessário, não se iniba de procurar a ajuda de um profissional como um psicólogo ou um psicoterapeuta. É natural sentir necessidade de conversar com alguém que a ajude a compreender o que se passa consigo e a deslindar as emoções que está a sentir, às vezes tão contraditórias.
- Visualize todos os bons momentos que vão viver em família com a chegada do vosso bebé.