A criança aos 2 anos e 3 meses
Breve viagem pelas emoções e relações sociais, a linguagem e aprendizagem e competências motoras aos 2 anos e 3 meses de idade.
As emoções e as relações sociais
- Tem dificuldade de partilhar os brinquedos e objetos pessoais.
- Prefere brincar sozinha, com os seus brinquedos, no seu espaço.
- Ainda não compreende o conceito de esperar pela sua vez.
- Pode recorrer à birra para expressar a frustração.
- Começa a relacionar causa e efeito.
- Aprecia hábitos e rotinas porque transmitem segurança e previsibilidade.
- Pode demonstrar alguma timidez e reserva em relação à presença de estranhos.
- Apesar de poder já estar integrada na cresce, a separação dos pais ainda é motivo de ansiedade.
- Brinca junto de outras crianças, mas raramente com elas.
- Imita a mãe nas atividades domésticas.
Linguagem e aprendizagem
- Compreende cerca de 900 palavras.
- Utiliza, aproximadamente 500 palavras.
- Identifica o género (feminino/masculino).
- Nomeia pelo menos uma cor e partes simples do corpo humano.
- Reconhece membros da família e objectos comuns.
- Distingue tamanhos (grande/pequeno).
- Responde a perguntas simples (Quem, Onde e Qual).
- Pode apresentar uma “gaguez” natural, quando excitado com algum acontecimento, repetindo palavras completas.
- Começa a fazer perguntas do tipo Sim/Não.
- Usa frases simples do tipo sujeito-verbo-objecto.
- Envolve-se e estabelece contacto ocular durante as conversações.
- Demonstra as suas frustrações através das palavras e menos com “amuos” e choro.
- Quer mostrar coisas ao adulto e obter a sua atenção constantemente, usando palavras: “Olha!”.
- Pede água e consegue controlar os esfíncteres durante o dia.
Competências motoras
- Imita o rabisco circular (pode fazê-lo espontaneamente), bem como linha vertical (após demonstração).
- Gosta de ver livros, reconhecendo detalhes e nomeando algumas figuras.
- Vira uma página de cada vez.
- Pode ser testada a visão binocular (2 olhos em simultâneo).
- Corre com segurança evitando obstáculos.
- Sobe e desce escadas com os dois pés no mesmo degrau, apoiando-se no corrimão/parede.
- Corre com mais à vontade, parando sem dificuldade e evitando obstáculos.
- Começa a tentar ter equilíbrio só num pé (ao dar pontapés numa bola por exemplo).
- Consegue andar de triciclo e mexer nos pedais.
Próximo artigo
Artigo anterior
Aqui apresentam-se as competências esperadas de uma criança numa determinada idade. No entanto, pode estar mais avançada em algumas áreas e menos noutras, sem que isso represente motivo de preocupação ou algum sinal de atraso do desenvolvimento. Esta informação é apenas um guia para os ajudar a decidir o que fazer para estimular e ajudar o vosso filho a crescer saudável, feliz e com vontade de aprender.