O bebé com 1 ano e 6 meses (18 meses)
Breve viagem pelas emoções e relações sociais, a linguagem e aprendizagem e competências motoras com 1 ano e 6 meses de idade.
Horas de sono diário: 11 a 14 horas
As emoções e as relações sociais
- É capaz de tossir para chamar a atenção.
- Responde a ordens simples como “abre a boca”.
- Executa tarefas que exigem memória, como trazer objetos que se encontram noutras divisões.
- Imita algumas ações do adulto.
- Não gosta que lhe peguem.
- Exige muita atenção.
Linguagem e aprendizagem
- Penteia-se sozinho e tenta escovar os dentes.
- Começa a adquirir o controlo voluntário dos esfíncteres.
- Bebe de um copo e usa a colher com habilidade.
- Sabe onde estão as coisas e onde estavam.
- Quando lhe é solicitado, aponta o nariz, a orelha, o cabelo, os olhos.
- Quando lhe é feito um traço vertical, imita-o.
- Gosta de juntar objetos, como cubos.
- Joga com figuras geométricas.
- Costuma dizer dez palavras corretamente.
- Indica a necessidade de ir à casa de banho (“dá sinal” mesmo que já esteja sujo).
Competências motoras
- Anda sem apoio (sem necessidade de estender membros superiores para se equilibrar), embora com os pés ligeiramente afastados.
- Ajoelha-se, apanha brinquedos do chão (agacha-se) e põe-se de pé sozinho.
- Pode parar de andar sem apoio.
- Raramente cai ao caminhar.
- Pode subir para uma cadeira.
- Sobe as escadas trepando com as mãos, apoiando os dois pés em cada degrau.
- Desce as escadas sentando-se continuamente em cada degrau.
- É capaz de passar as folhas de um livro (avanço do cotovelo).
- É capaz de chutar uma bola que lhe atiram em direção aos pés.
- Manobra um brinquedo com 4 rodas.
- Começa a copiar as atividades domésticas (ex. dar de comer à boneca, ler um livro, lavar roupa, etc.).
- Já não leva brinquedos/objetos à boca.
- Bebe por um copo, sem entornar muito, levantando-o com ambas as mãos (geralmente, após beber entrega copo ao adulto, não o pousa).
- Segura a colher e leva alimentos à boca sem entornar muito.
- Interesse por livros com figuras, virando várias páginas de cada vez.
- Faz rabiscos, mostrando preferência por uma mão (a lateralidade ou preferência por uma mão é anormal antes dos 18 meses).
Sinais de alarme
- Não anda sem apoio.
- Não se põe de pé.
- Anda sempre na ponta dos pés.
- Não consegue empurrar brinquedos grandes.
- Não pega nenhum objecto entre o polegar e o indicador.
- Não tira objectos de caixas.
- Deita os objectos fora.
- Leva os objectos sistematicamente à boca.
- Estrabismo.
- Usa menos de três palavras com significado.
- Não responde quando o chamam.
- Não vocaliza espontaneamente.
- Não percebe qual a função de objectos simples (colher, telefone, bola).
- Não se interessa pelo que o rodeia.
- Não estabelece contacto ocular.
Próximo artigo
- O bebé com 1 ano e 9 meses (21 meses)
Artigo anterior
- O bebé com 1 ano e 3 meses (15 meses)
Aqui apresentam-se as competências esperadas de uma criança numa determinada idade. No entanto, pode estar mais avançada em algumas áreas e menos noutras, sem que isso represente motivo de preocupação ou algum sinal de atraso de desenvolvimento. Esta informação é apenas um guia para os ajudar a decidir o que fazer para estimular e ajudar o vosso filho a crescer saudável, feliz e com vontade de aprender.