A Páscoa está quase a bater-nos à porta e há preparativos para fazer com os miúdos. Não, a Páscoa este ano não está arruinada. Pelo contrário!
Este ano a Páscoa vai ser irremediavelmente diferente devido à pandemia por COVID-19. Para começar, vai ser entre quatro paredes pois não podemos sair. Depois, não haverá férias ao ar livre. Ou visitas à família na aldeia, almoços e jantaradas em grupo e idas à igreja. Não haverá nada disso, mas podemos aproveitar esta época para dar asas à criatividade com os miúdos.
Propomos vários preparativos de Páscoa, bastante divertidos, que pode desenvolver com os miúdos e tornar esta festividade inesquecível. Há atividades alusivas à Páscoa que pode fazer com os miúdos e que tornarão a quadra memorável. E diferente, mas da melhor maneira! Ora confira.
Ovos de Páscoa ou animais em pasta de papel (papel-mâché)
Qual é a criança que não gosta de pasta de papel? Se os seus filhos nunca experimentaram, esta é a ocasião ideal para o fazerem. Já sabe que necessita de um local com espaço e que seja fácil de limpar pois fazer papel-mâché causa alguma sujidade. Só necessita de papel, cola branca/farinha, água e muita imaginação! Pode consultar a Wikihow para saber como fazer o papier-mâché e a forma de ovo. Depois é só pintar e decorar a gosto! A Colhogar também apresenta no seu site sugestões interessantes de animais e outros trabalhos em papier-mâché. Vão ser horas e horas de diversão em família e uma Páscoa muito colorida!
Coelhinho de Páscoa recheado de doçarias
Uma outra sugestão será cada membro da família produzir o seu próprio coelhinho de Páscoa. Para os mais audaciosos e talentosos, há a possibilidade de produzir um coelhinho em tecido ou em pasta de papel, por exemplo. Alternativamente há de certeza um coelhinho de peluche esquecido no fundo da arca dos brinquedos à espera de ser lembrado. Pode ser esvaziado e enchido com doçarias ou enfeitado com um cesto com amêndoas, ovos de chocolate ou mesmo bolachas caseiras.
Bolachas caseiras alusivas à Páscoa
Este é um projeto igualmente muito criativo e com outra vantagem: pode depois ser saboreado. Todos os miúdos gostam de participar nas atividades da cozinha, principalmente amassar e fazer formas. Pode fazer uma massa para bolachas e depois moldar as bolachas em forma de ovo. Se quiser, pode moldar coelhos de Páscoa.
Depois de saírem do forno vem a parte divertida: a cobertura com açúcar glacé. Se puser um pouco de corante alimentar de várias cores, os miúdos vão poder divertir-se e criar os seus ovos ou coelhinhos personalizados.
Criar e enfeitar cestos de Páscoa
Mais uma vez, pode reutilizar e dar uma nova vida a cestaria que esteja num canto esquecida. A imaginação é o limite pois as possibilidades são muitas.
Cada miúdo pode criar um cesto de Páscoa com o intuito de oferecer aos padrinhos ou avós (após o final da quarentena por COVID-19). Podem pintar os cestos, entrelaçá-los com fitas coloridas, colar adereços, como objetos alusivos à Páscoa, trabalhos em pasta de papel, colocar fitas e laços, etc.
Depois vem o preenchimento dos cestos. Podem enchê-los com uma planta, um ovo ou escultura em pasta de papel, um saquinho de bolachas caseiras ou bombons caseiros, ovos de chocolate, doces, ou um desenho ou poema feito pela criança dedicado à pessoa a quem oferecem o seu cesto de Páscoa.
Fazer um painel para pendurar na janela ou varanda alusivo à Páscoa
Pois não é possível sair e celebrar a Páscoa e a primavera? Isso não significa que não o possamos fazer a partir de casa. Se mora num apartamento, pode por os miúdos a pintarem um painel em tecido com um desenho alusivo à Páscoa e à primavera. Podem pintá-lo com cores alegres e escrever uma mensagem de feliz Páscoa, à semelhança do que se tem feito em relação ao COVID-19. De certeza que vão gostar de um dia mais tarde reviver esta Páscoa diferente ao redescobrir o painel no fundo de uma gaveta.
Fazer um bolo de Páscoa
O pão-de-ló e o folar são doces obrigatórios nas mesas portuguesas de Páscoa. Contudo, pode iniciar uma nova tradição com os miúdos: fazerem um bolo de Páscoa. Podem fazer uma base simples de bolo e, depois de pronto, cobri-lo e enfeitá-lo de forma alusiva à Páscoa. Podem fazer uma cobertura em chantili (simplesmente natas batidas com açúcar) e depois colocar ovos de chocolate, fios de ovos, amêndoas, esculturas em chocolate ou figuras em pasta de açúcar. Mais uma vez, aqui a imaginação é o limite!