Emagrecer com a acupuntura é possível? A acupuntura estética tem vindo a afirmar-se no nosso país, tendo uma procura crescente junto de uma população que pretende perder peso de uma forma saudável e sustentada.
Emagrecer com a acupuntura
Hoje em dia é possível dispor de um conjunto de tratamentos inovadores que combinam a Acupuntura Tradicional com agulhas e a Eletropuntura (a laser).
Para emagrecer pode recorrer a dois tipos de tratamento: a Acupuntura de Emagrecimento (para perda generalizada de peso) e a Acupuntura Lipolítica (para redução do volume e gorduras localizadas), envolvendo ambas as técnicas a utilização da eletropuntura. A estimulação elétrica de determinadas regiões do corpo, permite uma ação a nível celular, promovendo a degradação dos depósitos de gordura armazenados nos adipócitos e a contração das células musculares, com consequente melhoria circulatória.
O segredo do sucesso passa pela utilização de frequências mistas, as quais, de acordo com as características de cada paciente, procuram reduzir o tecido adiposo (existindo frequências específicas para a celulite), sem esquecer a tonificação do tecido muscular, evitando assim fenómenos de flacidez após a perda de peso.
A adição de pontos de Acupuntura que reduzam a ansiedade (evitando a procura do sabor doce) e melhorem o funcionamento do sistema digestivo, complementam a ação global deste tipo de tratamento.
Na consulta inicial são definidos os objetivos do tratamento. As sessões de Acupuntura de Emagrecimento ou Acupuntura Lipolítica são efetuadas uma vez por semana, verificando-se, regra geral, uma perda de 0,5 a 1,5Kg por semana.
O número de sessões necessárias é determinado pelo peso que a paciente pretende perder, tendo em consideração a idade e o seu historial clínico.
As técnicas utilizadas na Acupuntura Estética têm evoluído significativamente em outras valências, existindo presentemente protocolos ao nível da tonificação e definição corporal, e mais recentemente ao nível do rejuvenescimento facial.