5 Anos a fase mais divertida, 10 anos começa a fase difícil!
Estudo aponta que a fase dos 5 anos é considerada a mais divertida pelos pais.
As meninas têm a tendência para acompanhar as mães enquanto que os meninos, a tendência para fazer um maior número de atividades com o pais.
Este estudo realizado no âmbito da campanha “Famílias Ativas, Famílias Felizes” da marca Soreen avaliou duas mil famílias. Os pesquisadores quiseram saber o quanto as famílias se divertiam com os filhos nas diferentes idades.
A grande maioria dos pais apontou os 5 anos, como a idade em que mais se divertiam com os filhos, porque as crianças têm mais autonomia, conseguem comunicar com mais facilidade tendo, também, o sentido de humor mais apurado.
Já os 10/12 anos são apontados como a fase mais difícil para os pais se divertirem com os filhos.
Aos 10/12 anos a criança entra na pré adolescência e procura o seu lugar na família e sociedade. Já não são crianças mas também ainda não são adolescentes.
É uma idade considerada mais difícil e desafiante para os pais e, talvez por isso, seja o motivo dos pais inquiridos apontarem esta como a idade mais complicada.
Este estudo concluiu, também, que 86% dos pais consideram as atividades e os programas com os filhos muito importantes mas que apenas conseguem dedicar cerca de três horas e meia por semana a programas familiares.
O objetivo deste estudo é alertar a sociedade para a necessidade e importância de as crianças estarem ativas em atividades com a família, pelo menos, 60 minutos por dia.