O anúncio de uma gravidez, os meses de planos, sonhos e alegria que se seguem, a chegada do tão desejado dia do parto são momentos inesquecíveis. Mas nem sempre os sonhos se concretizam tal como os imaginamos e nem sempre o dia do parto é o mais feliz da vida de uma grávida, por vezes, não existe mesmo um final feliz na gravidez. Passar por uma perda gestacional é muito difícil.
Há o desfazer de sonhos e planos. O vazio. E o luto.
Infelizmente, cerca de 25% das gravidezes não chegam ao fim. No entanto, apesar do número elevado de perdas gestacionais, pouco se ouve falar do assunto. É como se não existisse. As mães e pais que passaram por isso sofrem muito em silêncio, a informação é pouca e o apoio e compreensão ainda menor. Mas o Amor pelo bebé perdido continua. É um “Amor para além da Lua”.
Amor para além da Lua
Perante a falta de informação e de suporte sobre o tema em Portugal e do princípio que “1 em cada 4 gravidezes não chegam ao fim”, nasceu o projeto Amor para além da Lua. Este projeto em forma de página online foi criado pela Cláudia e a Renata, duas mães que sofreram perdas gestacionais.
Uma das autoras encontra-se a viver atualmente em Inglaterra, onde abunda informação e linhas de apoio para quem sofre uma perda gestacional. Portanto, esta mãe teve acesso a todo o material e apoio necessário para acompanhar a sua dolorosa experiência.
Assim, alguma dessa informação serviu como inspiração e base para a criação do Amor para além da Lua. Nesta página quem passou pela experiência poderá sentir que não sofreu apenas um aborto espontâneo e que as perdas gestacionais tardias são bem mais comuns do que se pensa. Encontram voz para os seus sentimentos de perda de não só um feijãozinho ou um bebé que nasceu cedo demais, mas também de sonhos, projetos e corações partidos.
Informação útil e partilha de experiências
Por isso, além de informação prática e útil, desde dados clínicos até informação legal, pode-se encontrar dicas de como gerir os sentimentos e emoções.
O projeto Amor para além da Lua procura cobrir todos os aspetos relacionados com a perda gestacional e neonatal. Assim, aborda todos os tipos de perda: precoce, tardia e neonatal. Explica o que é, as causas, sintomas e o procedimento de nascimento do feto. Oferece dicas de preparação para um parto de um bebé sem vida. Orienta ainda os pais que necessitem de ajuda para lidar com o luto, fornecendo links para associações de apoio. Aborda temas tão delicados como a sensação de culpa, os sentimentos de angústia e vazio e a volta ao trabalho. E ainda, como começar de novo, ou seja, tentar engravidar novamente.
Além de toda a informação útil disponibilizada, há uma secção de testemunhos reais onde as mães e pais podem partilhar a sua história e dor. Saber a experiência de outros pais pode ser uma ajuda preciosa para a gestão desse difícil momento e a perceber que não se está só. Para saber mais sobre a motivação para a página e as autoras de Amor para além da Lua clique aqui.
2 março 2021