O Projeto Artémis é uma Associação sem fins lucrativos, concebida e dada à luz há sensivelmente 8 anos. Foi constituída por escritura pública, outorgada em 20 de Dezembro de 2005 e à qual foi conferida o Estatuto de Pessoa Coletiva de utilidade Pública.
Projeto Artémis – apoio emocional na perda gestacional
A Associação Projeto Artémis (A-PA) tem por objetivo promover a prestação de cuidados de saúde materna, de âmbito físico e psicológico, nomeadamente por meio de aconselhamento e apoio clínico e psíquico, a mulheres vítimas de situações clínicas de aborto e/ou morte fetal e respetivos companheiros, bem como promover e fomentar a reabilitação e recuperação física e psicológica dessas mulheres e respetivos companheiros ou agregados familiares.
Para realização dos seus objetivos, a instituição propõe-se criar e manter as seguintes atividades:
a) Criação de gabinetes de apoio, nas unidades de saúde materno – hospitalares existentes, vocacionadas para o aconselhamento e acompanhamento clínico especializado, tanto físico como psicológico, das mulheres vítimas de aborto e/ou morte fetal e seus familiares diretamente afetados por tais situações clínicas.
b) Promoção de atividades de divulgação das situações de aborto/morte fetal junto da população e instituições públicas e/ou privadas em geral, elucidando quanto às suas consequências físicas e psíquicas, medidas a tomar e/ou desenvolver para minorar estas ocorrências clínicas, alertando e sensibilizando para a necessidade de tratamento médico das mulheres vítimas destas ocorrências clínicas e para a sequelas físicas e psicológicas das mesmas.
c) Prestação de cuidados de saúde, de tratamento e reabilitação física e psicológica, em unidades e gabinetes próprios a criar em todo o território nacional, as mulheres vítimas de situações clínicas de aborto/morte fetal, seus companheiros e familiares afetados por tais situações.
d) Realizar ações de formação e sensibilização destinadas a apoiar as mulheres vítimas do trauma da perda e de gestação, minorando as sequelas físicas e psicológicas decorrentes do mesmo.
Contactos
Projeto Artémis – Associação de apoio a mulheres vítimas de aborto espontâneo
- Morada: Rua Monsenhor Airosa, nº 65 – 4700-102 Braga
- Tem: 938 633 707
- Email: [email protected]
- Facebook: www.facebook.com/associacaoartemis