No próximo dia 15 de junho, o Porto é o local escolhido para um evento imperdível para futuras mães e pais: o Babyshower da Grávida, organizado pelas Conversas com Barriguinhas, que terá lugar na loja Espaço Mamãs, entre as 10h e as 17h30.
Para participar, é necessário inscrição, pode fazê-la aqui: BabyShower.
Com o objetivo de apoiar a preparação do enxoval do bebé, as grávidas terão acesso a um mercadinho com cerca de 50 marcas, muitas atividades e ofertas. Entre as marcas confirmadas, destacam-se a Mustela, Rascal+Friends, , Medela, Dodot, Philips Avent e a Farmácia Pereiró. Será também um dia dedicado à literacia em saúde materna, com um programa de workshops ao longo de todo o dia para abordar os temas mais procurados pelos futuros pais.
A primeira sessão informativa, com início às 10h15, será conduzida pela enfermeira Ana Domingos. A especialista em Saúde Materna e Obstétrica e mentora do projeto Babies Everywhere vai abordar os cuidados essenciais com a pele da grávida que passa por muitas transformações durante este período, mas também com a pele sensível do bebé que necessita de uma atenção especial.
Pelas 11h, e sendo a segurança infantil uma preocupação constante dos pais, o pediatra Hugo Rodrigues, autor do site Pediatria para Todos, falará sobre a prevenção de acidentes domésticos e minimização do risco de morte súbita em bebés, explicando como criar um ambiente seguro e tranquilo em casa.
Sofia Figueiredo, conselheira em Células Estaminais da Crioestaminal, vai explicar os benefícios das células estaminais do cordão umbilical, bem como a importância de guardar estas células para a saúde futura do bebé, dado o seu potencial de tratamento em mais de 90 doenças. Sofia Figueiredo vai explicar o processo de colheita e armazenamento, além das possíveis utilizações médicas.
Após uma pausa para almoço, pelas 14h30, os temas em destaque serão os cuidados com a pele sensível do bebé durante a muda da fralda, com o contributo da enfermeira Sofia Pereira, especialista em Saúde Infantil e Pediátrica, e ainda a amamentação, que ficará a cargo da enfermeira Marta Mota, especialista em saúde materna e conselheira em Aleitamento Materno pela OMS e UNICEF.
Mais tarde, a pediatra Fábia Mota, do Centro do Bebé, vai ensinar como interpretar e agir em relação ao choro do bebé, que, sendo a principal forma de comunicar dos bebés, representa um desafio para os pais em relação à identificação das suas causas.
O encerramento do evento está previsto para as 17h30, mas até lá as grávidas e os seus familiares vão poder aproveitar tudo o que o BabyShower da Grávida tem para oferecer, como sessões de fotografia, música ao longo de todo o dia, rastreios de glicemia e pressão arterial, sessões de massagens e ainda, para os mais pequenos, modelagem de balões e pinturas faciais.
Para participar, é necessário inscrição, pode fazê-la aqui: BabyShower.
Local: Espaço Mamãs
R. Manuel Pinto de Azevedo 942 Porto, 4100-320 Portugal
Sobre Conversas com Barriguinhas
“Conversas com Barriguinhas” é uma iniciativa de âmbito nacional que junta parceiros e especialistas em saúde materna para levar às famílias o esclarecimento acerca de temas importantes e diversificados como a amamentação, a alimentação na gravidez, a sexualidade,
as células estaminais, os cuidados com o bebé e com os pais e as situações de risco, além de deixar alguns conselhos práticos sobre as várias fases do período de gestação. Desde 2009 a percorrer Portugal, as Conversas com Barriguinhas já realizaram mais de 4 mil eventos em mais de 500 espaços de excelência, impactando 155 mil casais, com o objetivo de esclarecer dúvidas e partilhar experiências sobre os mais variados temas ligados à gravidez e maternidade. Desde então, foram estabelecidas mais de 82 parcerias com marcas de referência no mercado da puericultura e partilhados inúmeros conteúdos sobre a gravidez e maternidade referenciados pelos melhores profissionais de saúde. Com cerca de 250 eventos previstos para 2024, esta será uma edição privilegiada das Conversas com Barriguinhas em que a promoção do bem-estar e a informação às famílias se manterão a principal prioridade, através de sessões online programadas todas as semanas e encontros presenciais em várias cidades