ADENDA: O menino foi encontrado com vida pelas autoridades, perto de uma bomba de gasolina. O estado de saúde é reservado.
Continuam as buscas por Noah, o menino de dois anos e meio, desaparecido deste quarta-feira de manhã em Proença-a-Velha, concelho de Idanha-a-Nova, distrito de Castelo Branco. Durante a tarde de hoje foram encontrados uns calções e uma galocha, que se presumem pertencer à criança.
Estes dados foram fornecidos à imprensa pelo capitão Jorge Massano da GNR. Esta descoberta levou a que as buscas se concentrassem naquele local e nas suas imediações. A estratégia da GNR passa agora por percorrer o perímetro de fora para dentro, com recurso a veículos todo o terreno.
O perímetro das buscas voltou a ser alargado e neste momento o pequeno Noah está a ser procurado num espaço com 20 quilómetros de raio. Depois de mais de 30 horas, a Guarda Nacional Republicana assegura que mantém o mesmo esforço para encontrar a criança desaparecida.
Durante a noite e esta manhã, foram vistas pegadas que, pelo tamanho, são de criança e se encaminhavam na direção de um riacho, e também foi encontrada uma t-shirt que a mãe do menino diz ser do filho. No teatro de operações continuam empenhados 127 elementos com meios cinotécnicos, drones, Proteção Civil e mergulhadores. A colaborar com as autoridades no terreno, estão ainda 12 voluntários, incluindo agora o pai da criança.
Segundo os pais, que deram o alerta às 8h30 de quarta-feira, Noah desapareceu entre as 5 e as 8 horas da manhã, acompanhado pela cadela da família, que foi entretanto encontrada a cerca de 2 quilómetros de casa. Noah vestia uns calções laranja, uma camisa cinza e umas botas de borracha azuis.
Os pais disseram às autoridades que, apesar da tenra idade, era hábito o menino sair de casa com a cadela para ir ao encontro do pai, que sai cedo para trabalhar nos terrenos agrícolas em volta da casa.
17 de junho 2021