Vai deixar de ser obrigatório o uso de máscaras nos recreios das escolas em França e na Dinamarca, as crianças entre os 12 e os 15 anos vão ser vacinadas. Um pouco por toda a Europa, as medidas de combate à Covid-19 começam a aliviar, assim como aumentam os países que querem vacinar crianças.
As autoridades francesas decretaram o fim da obrigatoriedade do uso de máscara nos recreios das escolas, depois de também se confirmar o fim do uso da mesma medida de proteção no exterior e o fim do recolher obrigatório no país.
No entanto, em França, ainda é obrigatório usar máscara em qualquer situação, ao ar livre, que implique aglomerações. Por exemplo estádios, mercados ao ar livre, ou filas de espera. Nos hospitais franceses, os números de internados estão também a baixar diariamente.
Na Dinamarca, a vacinação de crianças e adolescentes entre os 12 e os 15 anos vai avançar em setembro. A autoridade de saúde dinamarquesa anunciou que a fase de inoculação das crianças vai avançar depois de todos os adultos estarem vacinados.
Num primeiro momento será apenas oferecida a vacina da Pfizer/BioNTech uma vez que é a única aprovada pela Agência Europeia dos Medicamentos (EMA) para os adolescentes. Aguarda-se uma decisão da EMA em relação ao uso da vacina da Moderna em menores.
Bruxelas aprovou o arranque da vacinação contra a Covid-19 na Europa, mas delegou para cada país a decisão de como e quando o fazer. Soren Bostrom, responsável da autoridade de saúde dinamarquesa destacou que será muito importante para o país alcançar a imunidade de grupo antes do início do próximo inverno.
Quase metade da população da Dinamarca recebeu a primeira injeção de vacina, enquanto mais de um quarto está completamente vacinada.
Nas próximas semanas espera-se que mais países sigam o exemplo dos nórdicos e que a vacinação de crianças contra a Covid-19 na Europa avance. Ainda assim, a Organização Mundial da Saúde pediu que, antes disso, sejam doadas vacinas para adultos e pacientes de risco em países menos desenvolvidos.
18 de junho 2021