A má alimentação contribui para uma diferença considerável na altura e peso de crianças e adolescentes. Entre jovens de países com uma dieta saudável e outros com uma dieta pobre, a diferença média de altura pode ser de 20 centímetros. No peso, chega aos 25 quilogramas.
Foram analisados os dados de 65 milhões de crianças e jovens de todo o mundo, entre os 5 e os 19 anos de idade, sendo que no total os especialistas analisaram também mais de dois mil estudos, entre 1985 e 2019. O estudo foi feito pelo Imperial College London e publicado pela prestigiada revista The Lancet.
Os efeitos da má alimentação no desenvolvimento
Segundo a investigação, em 2019, os rapazes de 19 anos mais altos do mundo viviam na Holanda, com uma média de 1,83 metros de altura. No outros extremo, os mais baixos encontram-se em Timor-Leste, com uma média de 1,60 metros de altura.
No ano passado, os adolescentes mais altos do mundo eram de países do noroeste e centro da Europa, enquanto os mais baixos viviam no Sul e Sudeste Asiático, na América Latina e na África Oriental.
Verificou-se que os jovens de 19 anos do Laos, tinham a mesma altura que rapazes holandeses de 13 anos, com cerca de 1,62 metros. As raparigas, também de 19 anos, do Bangladesh, Nepal, Guatemala e Timor-Leste, tinham a mesma altura que raparigas holandesas de 11 anos.
Durante os últimos 35 anos, o maior aumento na altura das crianças e jovens verificou-se na China e na Coreia do Sul. Nos países do continente africano, as alturas permanecem inalteradas.
O estudo analisou também o IMC (Índice de Massa Corporal) das crianças e jovens. Concluiu que os adolescentes com maior IMC viviam nas ilhas do Pacifico, no Médio Oriente, nos Estados Unidos na Nova Zelândia. Já os jovens com o IMC mais baixo eram de países como a Índia e o Bangladesh.
Segundo os investigadores, torna-se importante acompanhar as diferenças na altura e peso ao longo do tempo, visto que refletem a qualidade da comida e o ambiente em que vivem, e como estes fatores influenciam a sua saúde.
Apesar de reconhecerem que a genética é importante para a altura e o peso, defendem que a nutrição e o meio ambiente são fundamentais para um crescimento saudável. Peso e altura saudáveis até aos 19 anos, trazem benefícios para o bem-estar durante toda a vida.
10 de novembro 2020