A UNESCO lançou um relatório onde alerta para a escassez de água potável e condições de saneamento básico em escolas, a nível global. Estas condições desencadeiam problemas como a subnutrição infantil e, no caso das raparigas, o acesso equitativo à educação, especialmente em determinadas regiões do planeta.
Um terço das crianças no mundo não tem acesso a água potável, o que ao afetar a sua saúde, limita as capacidades de aprendizagem. “À escala global, quase uma em cada três escolas não tem água potável (…). Uma em cada três escolas não tem saneamento básico. Quase metade das escolas não tem instalações para lavar as mãos com água e sabão. O progresso é muito lento”, pode ler-se no relatório emitido pela UNESCO.
Como indica o texto, “crianças em países com baixos rendimentos têm menos probabilidade de frequentar escolas que forneçam esses serviços básicos, sendo que a cobertura é menor em África subsaariana e no Pacífico”.
Esta infraestrutura deficiente elimina a escola como um ambiente seguro que proteja as crianças contra doenças, “como a covid-19, os parasitas, as doenças respiratórias e a diarreia”, como explicou Emilie Sidaner, coordenadora do relatório à agência noticiosa AFP.
Uma situação que representa um desafio, especialmente para raparigas e até professoras. Durante o período menstrual não podem ir à escola, o que prejudica o “acesso equitativo à educação das raparigas”.
No Butão, país asiático, um quarto das raparigas não vão à escola em determinados momentos durante o período menstrual, o que também é o caso de uma em cada cinco raparigas na Costa do Marfim e uma em cada sete em Burkina Faso, observou Emilie Sidaner. O impacto é também notório na subnutrição infantil: escolas sem água potável não podem preparar refeições para as crianças.
Para a responsável deste relatório, “é preciso investir mais em água e saneamento”, para evitar que a fome perturbe a concentração e a vontade de aprendizagem dos alunos. “Se os alunos não são saudáveis, bem alimentados e protegidos na escola, será mais difícil adquirirem os conhecimentos que o ambiente escolar lhes poderia transmitir”, assim como a proteção, em ambientes mais voláteis.
9 de fevereiro 2023