Quando os pais são mais rígidos e têm comportamentos mais autoritários na educação de uma criança, esta apresenta alterações no consumo alimentar dito normal, com tendência para comer mais. A conclusão é de um estudo britânico, do Imperial College London, que contou com a participação de 10 mil crianças.
Pais e mães mais autoritários acabam por não permitir que as crianças regulem a sua dieta de forma natural, como comendo quando precisam ou parando de comer quando estão cheios. É mais provável que estas crianças tenham tendência para comer demais e que lidem com obesidade no futuro.
“Mães autoritárias caracterizam-se por serem exigentes e controladoras, ao mesmo tempo que têm baixa empatia e capacidade de resposta”, referiu a autora do estudo Alexa Segal.
“Isto poderia levá-las a não responder às sugestões de fome dos seus filhos, por exemplo, não lhes permitindo escolher o lanche quando têm fome, e/ou afirmar o controlo sobre o consumo alimentar da criança, por exemplo, colocando-as sob pressão para limparem o seu prato quando não têm fome”.
Este controlo significa que a criança não desenvolve a sua própria capacidade de regular a própria ingestão de energia, o que significa que pode incorrer num excesso alimentar quando tem essa possibilidade.
Os especialistas consideram que os pais podem aprender, através de cursos e aulas especializadas, a lidar com estas questões. Os resultados do estudo da Imperial College London refletiu também no caso de pais negligentes, cujas atitudes e falta de atenção à alimentação da criança têm as mesmas consequências.
No âmbito da investigação, a equipa analisou dados sobre mais de 10 mil crianças britânicas. Examinaram a ligação entre estilos parentais e o peso das crianças com 7, 11, 13, 16 e 23 anos de idade. Os pais também responderam aos questionários sobre como criaram os filhos e alguns deles foram filmados a interagir com os mesmos.
Os resultados da investigação podem ajudar a informar programas de prevenção e tratamento da obesidade, segundo os investigadores.
24 de outubro 2022