As crianças que não tenham sido vacinadas contra a Covid-19 durante os últimos quatro dias, vão ter nova data para a receber, a 5 de fevereiro. Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) anunciaram a nova data em comunicado.
O comunicado desta entidade, em que é anunciada a nova data para fevereiro, foi revelado ao final da tarde de domingo, revelando também que até às 18 horas de domingo, dia 9, tinham sido vacinadas cerca de 44 mil crianças entre os 5 e os 11 anos com a primeira dose.
Estima-se que durante os quatro dias dedicados à vacinação pediátrica, e da comunidade escolar, tenha, sido vacinadas cerca de 201 mil crianças. Juntando este número aos do primeiro fim-de-semana de vacinação pediátrica, a 18 e 19 de dezembro, estima-se que cerca de 300 mil crianças já terão sido vacinadas com a primeira dose, em Portugal.
Entre 6 e 9 de janeiro foram também inoculadas cerca de 87 mil pessoas que fazem parte da comunidade escolar dos ensinos básico e secundário, considerados grupo prioritário, e 18 mil que trabalham na área das respostas sociais da infância.
O processo pediátrico decorreu essencialmente durante as manhãs dos dias 6, 7, 8 e 9 de janeiro, entre quinta e domingo. Já durante a tarde decorreu a administração de doses de reforço, em modalidade Casa Aberta através de senha digital, para os profissionais da Comunidade Escolar e do apoio social a crianças.
Nos dois próximos fins-de-semana, a 15 e 16, e a 22 e 23 de janeiro, o processo de vacinação pediátrica vai continuar. Entre 5 de fevereiro e 13 de março serão administradas as segundas doses da vacina para a Covid-19, sendo que o período recomendado entre primeira e segunda dose desta vacina pediátrica é de seis a oito semanas.
10 de janeiro 2021