Desde o início da guerra na Ucrânia, pelo menos três mil crianças ucranianas desaparecidas já foram resgatadas e entregues às suas famílias, segundo a Plataforma de Busca 911, uma organização não-governamental ucraniana que procura encontrar desaparecidos e promover a reunião familiar.
Este número foi avançado pelo diretor da Plataforma de Busca 911 à Agência Lusa. Alexander Sopylnyk explicou que a organização, que tem cerca de sete mil voluntários, começou por identificar crianças sem família e depois tentar juntá-las aos familiares.
Num mês de invasão, os voluntários encontraram três mil crianças ucranianas, que entretanto reuniram com as famílias. Muitos dos casos registados aconteceram em zonas de combate intenso, como Mariupol, Kharkiv e Severdonetsk.
Situações que tiveram custos humanos para a organização. Ainda à Lusa, Alexander Sopylnyk revelou que em Mariupol, dos doze voluntários presentes na cidade, sobreviveram apenas três.
Com a guerra, esta organização está a apoiar mais pessoas em situação de fragilidade, como idosos e doentes. A Plataforma de Busca 911 começou a sua atividade em 2014, após a invasão russa da Crimeia (sul) e a revolta independentista em Donbass (parte das províncias de Donetsk e Lughansk, com apoio militar de Moscovo).
“Identificamos crianças e depois fazemos pesquisas em bases de dados ou através das nossas redes”, explicou o dirigente, acrescentando que “não se fazem buscas de pessoas com algoritmos. É preciso ir porta a porta, destroço a destroço”.
Vários países tentam prestar apoio nestes casos. Desde o início da guerra na Ucrânia, Portugal recebeu 65 menores não-acompanhados. Ao jornal Público, o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social revelou que estas crianças e jovens que chegam sem o acompanhamento de adultos, estão ao cuidado de instituições ou famílias portuguesas.
Até dia 25 de março, 800 famílias portuguesas demonstraram interesse em acolher crianças ucranianas, segundo os registos feitos na plataforma Portugal for Ukraine, criada pelo governo.
5 de abril 2022