Os livros são uma poderosa fonte de sabedoria e de conhecimento. As suas páginas permitem-nos viajar por mundos fabulásticos, incentivam à criatividade e ao pensamento crítico e podem, até, mudar vidas.
Mas quantas vezes lemos um livro, guardamo-lo na estante e nunca mais o voltamos a folhear?
Há livros especiais, que nos marcam, e que queremos preservar e guardar para sempre, enquanto outros estão destinados a ficar sozinhos e esquecidos nas estantes ou nas gavetas, nomeadamente os contos infantis que, repetidos, já não despertam a curiosidade dos mais pequenos.
E porque não dar uma segunda casa e uma nova vida aos livros que já não utiliza? Se estiverem em bom estado, pode doá-los a vários projetos, organizações e instituições solidárias.
Onde doar livros?
Sejam livros técnicos, infantis ou manuais escolares, todos têm a oportunidade de conhecerem e serem folheados por novas pessoas. De seguida, partilhamos alguns projetos em Portugal que aceitam doações de livros.
Iniciativa RE.LER
A RE.LER é uma iniciativa solidária de recolha de todo o tipo de livros para doar à Biblioteca Nacional de São Tomé e Príncipe e outras instituições educacionais e literárias na Região Autónoma do Príncipe. Tem como objetivo desenvolver hábitos de leitura nestes locais com poucos recursos e contribuir para um planeta mais sustentável através da reutilização daqueles livros esquecidos lá em casa.
Para doações, deve contactar a RE.LER através do e-mail. Esta iniciativa aceita todo o tipo de livros e em vários idiomas, com preferência para português e inglês, assim com os de índole técnica e infanto-juvenil.
SOPRO
A organização Sopro apoia famílias, escolas, IPSS e associações de solidariedade, através da troca gratuita de manuais escolares. Os manuais atuais e utilizados atualmente em Portugal são partilhados com os estudantes portugueses mais carenciados, enquanto os manuais que já não são utilizados no nosso país, mas que se encontram em bom estado, são enviados para Moçambique.
Se pretender fazer uma doação, deve entregar os livros diretamente na sede da organização, em Barcelos.
Emaús – Caminho e Vida
A Emaús Caminho e Vida, no Porto, recebe, entre outros materiais, livros que são, posteriormente, vendidos a baixo preço para ajudar pessoas necessitadas. Para colaborar neste projeto, deixe os livros que já não necessita na loja da associação, na Rua do Almada.
Grupo de Facebook – Mil Folhas de Papel
“Doar e trocar livros… Mil folhas de papel” é o nome do grupo de Facebook com mais de 680 membros para partilha e troca de livros. Nesta plataforma online, pode divulgar os livros que pretende doar e procurar os que gostaria de receber em casa, dando-lhes uma nova vida.
Biblioteca Livre do Nadadouro
A Biblioteca Livre do Nadadouro, em Caldas da Rainha, destina-se à partilha de conhecimento entre diferentes gerações, vivências e culturas.
Nesta freguesia, encontra pequenas bibliotecas onde pode colocar os livros que pretende doar. Este projeto restaura, inclusive, caixas de correio e que são, posteriormente, transformadas em mini bibliotecas de rua. Uma forma fácil de fazer chegar novas leituras e de forma gratuita a muitas pessoas.
Déjà Lu
Em Cascais, encontramos um cantinho muito especial. A Déjà Lu é uma livraria de livros usados e cujas receitas revertem a favor da Associação de Portuguesa de Portadores de Trissomia 21. A Déjà Lu aceita vários tipos de livros, excepto manuais escolares, enciclopédias e livros técnicos.
Pode deixar os seus livros nas instalações da Déjà Lu ou no Centro de Desenvolvimento Infantil Diferenças, no Centro Comercial da Bela Vista.
Leva para Ler
Na Leva para Ler, no Marvão, as pessoas podem levar para casa os livros que quiserem com uma única condição: assumem o compromisso de os ler todos! Caso pretenda doar alguns livros, pode deixá-los na loja no mercado e numa cabine telefónica em Santo António das Areias ou, ainda, no restaurante Jericó, em Castelo de Vide.
Dona Ajuda
A Dona Ajuda é uma loja social, localizada no Mercado do Rato, em Lisboa, e aceita o que já não precisa e quer doar, inclusive livros. Se estiverem em boas condições, os livros são colocados à venda a preço simbólico e o valor reverte inteiramente a favor de alguns beneficiários e outras associações.
As doações podem ser feitas diretamente na loja.
Livrar
O LIVRAR é uma plataforma de doação de livros para qualquer pessoa que queira dar e/ou receber livros e, ainda, para a Bibliotecas (públicas, privadas, escolares). Para participar neste projeto, basta registar-se na plataforma e inserir os livros que tem disponíveis para doar ou pesquisar os livros que está interessado em receber.
Na Rua com Histórias
O projeto “Na Rua com Histórias – Uma Biblioteca para Todos” conta com várias iniciativas, com o propósito de combater a solidão e a iliteracia, através da leitura. A ajuda e os contributos através da doação de livros são fundamentais para o crescimento do projeto. Saiba aqui como pode ajudar.
Farmácias solidárias
O projeto “Livraria Solidária” junta diferentes farmácias em Carnide, na freguesia de Lisboa, onde os livros ganham um grande destaque. A Farmácia Carnide, Farmácia Holon Quinta da Luz, Farmácia Maia Palma e a Farmácia Geny são alguns dos estabelecimentos que dispõem de várias prateleiras com livros que aguardam uma nova casa. Aqui, pode deixar os seus livros e/ou levar novas histórias para casa.