António Lacerda Sales, secretário de Estado da Saúde, ainda não avançou com datas para a vacinação de crianças. O governante disse ainda que não foi decidido se esse processo arranca ainda este ano, já que falta conhecer a decisão da Comissão Técnica de Vacinação.
Espera-se ainda durante esta semana a decisão final da Direção-Geral da Saúde (DGS) para avançar com a vacinação de crianças entre os cinco e os onze anos de idade. António Lacerda Sales garantiu aos jornalistas que tudo estará pronto para implementar o processo e para definir datas para a vacinação de crianças desta faixa etária.
O secretário de Estado afirmou que “após a decisão da Comissão Técnica de Vacinação haverá a implementação desse processo. Agora, se será durante o mês de dezembro ou no início de janeiro, isso tem a ver com o planeamento, até porque, como é sabido, temos outras linhas de vacinação neste momento”.
O governante referiu que é necessário conjugar toda a complexidade logística entre o processo de vacinação pediátrica, e os que já estão em curso. A DGS recebeu, na semana passada, a posição do grupo de peritos em pediatria e saúde infantil por causa da vacinação contra a Covid-19 em crianças dos 5 aos 11 anos e divulgará oportunamente as recomendações.
Segundo a Rádio Renascença, o ministro da Educação assegurou nesta segunda-feira que tudo estará preparado se e quando a DGS recomendar a vacinação das crianças a partir dos 5 anos e afirmou esperar que o processo decorra de forma rápida. Para o governante, a vacinação de crianças é fundamental de forma a evitar surtos nas escolas.
A Agência Europeia do Medicamento aprovou a administração da vacina da Pfizer contra a Covid-19, em crianças entre os 5 e os 11 anos. As primeiras doses chegarão à União Europeia a 13 de dezembro.
6 de dezembro 2021