Durante os últimos 12 meses, mais crianças e jovens recorreram aos serviços de urgência com sintomas de ansiedade e depressão, alterações agudas do comportamento e humor, crises de pânico e outros. O Jornal de Notícias avançou que entre 1 de janeiro e 19 de outubro deste ano, o número de episódios de urgência de pedopsiquiatria no Centro Materno Infantil do Porto, aumento 40%, em comparação com 2019.
A peça do Jornal de Notícias (JN), revela também que o aumento é ainda mais expressivo em relação a 2020, em 73%, mas que esta imensa diferença está relacionada com a redução generalizada da procura de cuidados de saúde devido à Covid-19.
A pandemia, confinamentos e o início do ano letivo ajudam a justificar o aumento da procura de ajuda, devido às inegáveis consequências na saúde mental dos mais novos. Também em Lisboa, no Hospital Dona Estefânia, se assiste ao aumento de casos nas urgências de pedopsiquiatria.
De acordo com o Centro Hospitalar Lisboa Central, as famílias procuram a urgência de pedopsiquiatria em situações de crise, como são as alterações agudas do comportamento, do humor ou ansiedade, e o número de pedidos de consulta em Saúde Mental tem aumentado em todas as idades.
Cerca de uma em cada três crianças e adolescentes em Portugal, são afetados pela depressão e ansiedade. Destes, quase 19% têm sintomas moderados ou graves, e 10% correm risco elevado por terem ideação suicida. Estes dados foram apurados num estudo conduzido pela Escola superior de Enfermagem de Coimbra, em 2020. Portugal está num patamar superior à media dos países analisados pela Organização Muncial de Saúde (OMS).
Nas regiões do Alentejo e do Algarve, o problema está mais acentuado. No Algarve, alguns especialistas atribuem a responsabilidade ao trabalho sazonal e à falta de estabilidade para as gerações mais jovens e para os pais de muitas crianças.
O tratamento compsicofármacos é sempre o último recursos, no tratamento de crianças, mas os especialistas admitem que com o aumento da patologia, passará a haver mais crianças medicadas.
25 de outubro 2021