Sete meninos e três meninas, foram o resultado de uma gravidez inédita, que já é um recorde mundial. Uma mulher sul-africana deu à luz dez bebés, no início desta semana, na cidade de Pretória. Os bebés nasceram aos sete meses e sete dias de gravidez, sendo que os médicos começaram por dizer a Gosiame Thamara Sithole que estava grávida de oito crianças.
Gosiame, de 37 anos, já era mãe gémeos, e engravidou naturalmente, sem ter recebido qualquer tratamento de fertilidade. Ultrapassou o anterior recorde, também atingido este ano, de uma mulher que deu à luz a nove bebés, em Marrocos. Curiosamente, também neste caso, o número de bebés foi superior ao inicialmente previsto.
O Guinness World Records revelou já ter conhecimento da história e adiantou que, a confirmar-se, é um recorde mundial, mas um porta-voz que neste momento o importante é que os bebés e a mãe estejam bem de saúde, sendo este um assunto para mais tarde.
O ceticismo perante a notícia foi a primeira reação das autoridades. O diretor-geral do departamento de comunicações do governo, Phumla Williams, usou o Twitter para revelar que não estava a ser possível confirmar a história, pedindo ajuda aos meios de comunicação para confirmar os factos.
Também o presidente da câmara municipal de Pretória, Mzwandile Masina, confirmou existir uma procura pela família e, antes da confirmação, condenou possíveis fake news. Mas a verdade é mesmo que Gosiame deu à luz dez bebés. Sem possibilidade de trabalhar e com o marido desempregado, a recém-mamã pede ajuda a todos os que puderem contribuir.
O pai das crianças confirmou o género dos dez bebés e anunciou que a família teria alguém para ajudar a gerir o fundo aberto a donativos. No jornal de Petrória foram também publicados os dados para os donativos e tudo o que é necessário para ajudar a família.
Mãe e bebés estão bem e em casa.
11 de junho 2021