O encerramento de creches e espaços de ocupação de tempos livres, que originalmente estava previsto para a chamada “semana de contenção” do início de janeiro, foi antecipado para o dia 25 de dezembro, segundo anunciou o primeiro-ministro, António Costa.
Após a reunião extraordinária do Conselho de Ministros desta terça-feira, António Costa anunciou que “a partir das zero horas do próximo dia 25, (…) vamos proceder, com apoio às famílias, ao encerramento de creches e ATL”. A antecipação do encerramento deste tipo de atividade letiva foi decidida face ao agravamento da situação epidemiológica em Portugal.
No final do mês de novembro, o Governo tinha anunciado que todos os estabelecimentos de ensino estariam fechados entre os dias 2 e 9 de janeiro, adiando o início do 2º período do ano letivo, para limitar eventuais contágios depois das festas.
Os ATL, que normalmente funcionariam durante o período de férias de Natal, vão também estar encerrados a partir do dia de Natal. Os alunos entre o pré-escolar e o ensino secundário, que entraram de férias na passada sexta-feira, vão estar de férias até 10 de janeiro.
Para colmatar a falta dos espaços ATL, o Governo vai também assegurar o apoio à família, reativado de 2 a 9 de janeiro, destinado a quem tem filhos menores de 12 anos ou, nos casos de quem está em caso de teletrabalho, na escola até ao 4º ano.
A partir de janeiro é retomada a vacinação de crianças. Recorde o calendário:
- No fim de semana 18 e 19 de dezembro serão vacinadas as crianças de 11 e 10 anos, podendo também ser vacinas algumas de 9.
- A 6, 7, 8 e 9 de janeiro serão vacinadas as crianças entre os 9 e 7 anos.
- A 15 e 16 de janeiro os meninos e meninas entre os 6 e 7 anos de idade.
- A 22 e 23 e janeiro as crianças com 5 anos.
- Entre 5 de fevereiro e 13 de março serão administradas as segundas doses da vacina para a Covid-19, sendo que o período recomendado entre primeira e segunda dose desta vacina pediátrica é de seis a oito semanas.
22 de dezembro 2021