O AS Roma, clube de futebol da capital italiana, tem utilizado os anúncios de reforços do clube para divulgar imagens de crianças desaparecidas. A formação italiana utiliza as suas redes sociais para partilhar imagens de crianças, em conjunto com os vídeos de novos jogadores, para captar a atenção do público.
O clube, treinado agora pelo português José Mourinho, anunciou que uma criança polaca, cuja fotografia estava no vídeo de apresentação de Eldor Shomurodov, foi encontrada e está a salvo. A criança estava desaparecida desde fevereiro deste ano.
A Roma também anunciou no Twitter que desde que começou esta iniciativa, 12 crianças que fizeram parte dos vídeos dos reforços foram encontradas após a divulgação das imagens. Esta semana o clube grego PAOK, também se juntou à iniciativa, começando a divulgar imagens de crianças desaparecidas nos vídeos das contratações.
O clube italiano trabalha em parceira com a National Center for Missing and Exploited Children, que ganhou no Roma, um aliado de peso para a ajudar na missão de tentar localizar crianças desaparecidas e de alertar para o flagelo da exploração infantil.
O trabalho das duas entidades já decorrem há dois anos e envolvem mais parceiros. Há cerca de duas semanas, durante a apresentação do jogador uruguaio Matías Viña, também foi encontrada outra criança polaca, que não era vista desde o passado mês de abril.
Segundo a página oficial do AS Roma, até agora, um menino de Atenas, três menores italianos, três jovens de Inglaterra, uma criança da Bélgica e dois do Quénia já foram encontrados.
26 de agosto 2021