A Polícia de Segurança Pública (PSP) arrancou esta semana com a edição de 2023 do programa “Estou Aqui! Crianças”. Esta iniciativa consiste na entrega de pulseiras a crianças entre os dois e os dez anos. As pulseiras um código alfanumérico, único, sem qualquer relação com dados pessoais. São válidas em todo o território nacional e podem ser solicitadas tanto para crianças residentes em Portugal como não residentes.
As inscrições estão abertas no site oficial da iniciativa, já que as pulseiras distribuídas até dezembro de 2022 já perderam a validade. Em 2022 foram distribuídas 48.250 pulseiras “Estou Aqui! Crianças”, o que permitiu resolver com maior rapidez sete desaparecimentos, divulgou fonte da PSP.
Via comunicado, a Polícia de Segurança Pública explicou que “caso a criança portadora da pulseira se perca, qualquer adulto que a encontre somente necessita contactar a PSP através do número de emergência nacional (112) e comunicar onde se encontra e qual o código da pulseira que a criança tem consigo”.
Com esse código, a PSP tem acesso aos contactos de familiares da criança, para facilitar o reencontro familiar. Nos últimos dez anos já foram distribuídas cerca de 500 mil pulseiras, que são completamente gratuitas.
As pulseiras pedidas, todos os anos, são válidas em todo o território nacional, durante um ano civil, isto é, de 1 de janeiro a 31 de dezembro. Depois de inscritas, os pais ou tutores das crianças devem recolhê-las numa esquadra da PSP à sua escolha.
A iniciativa “Estou Aqui! Crianças” é uma inciativa da PSP, criado em parceria com a Altice Portugal através do MEO e da Fundação Altice, a Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna, a Rádio Comercial, a organização Missing Children Europe e o Instituto de Apoio à Criança.
A PSP conta com o apoio das escolas na divulgação da iniciativa, que também podem fazer uso do programa no contexto de uma visita de estudo.
1 de março 2023