Estou Aqui! Programa da PSP para localização de crianças. A PSP apresentou hoje a segunda edição do programa “Estou Aqui!”, que consiste na distribuição de pulseiras gratuitas para ajudar os pais e educadores a localizar crianças perdidas durante o verão.
Estou Aqui! Programa da PSP para localização de crianças
As 30 mil pulseiras podem ser adquiridas pelos pais, a partir de segunda-feira, nas esquadras da PSP de todo o país, sendo a ativação do pedido feito através da página da Internet do programa (https://estouaqui.mai.gov.pt/Pages/default.aspx), com o preenchimento de uma base de dados.
Segundo a PSP, a novidade do programa “Estou Aqui” deste ano é a possibilidade de as crianças, que pertencem a escolas, campos de férias e instituições, poderem ter uma pulseira.
Para tal, os diversos organismos têm de solicitar na esquadra mais próxima um número de pulseiras correspondente ao número de crianças ou alunos que pretendem integrar no programa.
Vocacionado para crianças a partir dos dois anos, o programa “visa facilitar e agilizar a localização dos educadores ou pais de crianças perdidas no período de verão”, diz a Polícia de Segurança Pública. Cada pulseira “é única”, sendo atribuída a cada uma um número diferente que, apesar de ser percetível, só pode ser lido pela PSP, através da base de dados.
Em caso de desaparecimento da criança e através de uma chamada para o 112, serão acionados os mecanismos necessários de comunicação com as forças de segurança, que enviarão para o local do desaparecimento da criança uma patrulha policial.
Paralelamente, e ao longo deste processo, que se pretende o “mais célere possível”, a PSP agilizará, através da força de segurança envolvida, o contacto com o responsável pela criança perdida, de acordo com os registos fornecidos no ato de adesão e ativação da pulseira, segundo a Polícia.
Em 2012, 8.500 crianças usaram esta pulseira distribuída gratuitamente pela PSP.