Depois de terem sido detetados alguns casos de salmonela, no norte da Europa, em certos produtos Kinder fabricados na Bélgica, a Ferrero, fabricante da marca de chocolates decidiu retirar alguns produtos do mercado português, por precaução.
A Ferrero anunciou a retirada num comunicado enviado à agência Lusa. Neste comunicado, a Ferrero Ibérica explica que “de forma voluntária e como medida de precaução, deu ordem de retirar do mercado português alguns lotes dos produtos fabricados na Bélgica, depois de terem sido registados no norte da Europa alguns casos de salmonela”.
Os produtos em questão são os Kinder Schokobons (todos os formatos), Kinder Supresa Maxi T100grs e os Kinder Happy Moments. Apenas serão retirados os referidos itens com data de validade entre 26 de maio e 21 de agosto de 2022.
Os restantes produtos Kinder, incluindo os que são mais populares nas celebrações da Páscoa, vão manter-se à venda. A Ferrero garante a qualidade dos produtos. A decisão de retirar os produtos já mencionados foi voluntária.
A Ferrero adianta ainda que está “a cooperar com as autoridades sanitárias portuguesas para retirar os produtos o mais rapidamente possível” e que está em permanente contacto com os estabelecimentos onde os produtos são comercializados.
Vários produtos de chocolate da marca, fabricados na Bélgica, foram retirados do mercado francês por suspeitas de que possam ter sido o motivo de 21 casos de salmonela identificados no país, oito dos quais exigiram internamento.
Os casos de salmonela localizados em França e potencialmente ligados ao consumo deste chocolate, foram reportados em crianças com uma idade média de quatro anos. Os produtos da marca são especialmente populares entre crianças, nas épocas festivas do Natal e da Páscoa.
8 de abril 2022