No livro Dez Leis para Ser Feliz – Ferramentas para Se Apaixonar pela Vida , Augusto Cury, psiquiatra, psicoterapeuta e cientista, apresenta alguns princípios para uma vida feliz.
Este livro serviu de inspiração para a nossa mensagem de Ano Novo: Ser Feliz.
Procurar a felicidade nas coisas mais simples da vida, nos pequenos prazeres de todos os dias que ignoramos presos a preocupações e responsabilidades.
O primeiro sorriso dos nossos filhos pela manhã, os momentos de ternura vividos em família, a alegria do reencontro das pessoas que nos são mais queridas e que, por circunstâncias várias, vivem longe de nós.
Mensagem de Ano Novo: Ser Feliz
“ Ser feliz não é ter uma vida isenta de perdas e frustrações”. Para conquistar a felicidade é preciso velar pela nossa qualidade de vida.
Perder o medo, libertar a ansiedade, vencer traumas, frustrações e perdas e aprender a viver as emoções de forma positiva. Aprender a sermos os autores da nossa própria história.
Nos últimos anos, a vida mudou para muito de nós. As expectativas, a relação com o dinheiro, as prioridades, o estilo de vida. Mas há princípios que permanecem imutáveis. Valores que, por vezes esquecidos numa sociedade que vive a mil a hora, faz todo o sentido recuperar.
Desejamos-lhe um Ano de 2014 cheio de felicidade, saúde e de muitas realizações.
Obrigada por nos acompanhar e por partilhar a sua vida connosco.
Dar valor e apreciar as pequenas coisas
Aos momentos com os amigos, às pequenas descobertas que as crianças fazem todos os dias, às histórias dos mais velhos. Rodeie-se de pessoas que a fazem feliz e seja otimista. Cuide de si, do seu corpo e do seu espírito.
Cumpra aquela promessa que fez a si própria há tanto tempo e que ainda não cumpriu. Saia de casa e aprecie a Natureza, as coisas mais simples podem ser as que nos reservam mais surpresas, encanto e alegria.
Tire tempo para si. Descanse e durma o suficiente
O sono alimenta a tranquilidade e estimula a inteligência. Reserve uns minutos no final do dia só para si. Medite, relaxe, pense no seu dia, no que correu bem e no que podia ter corrido melhor e esvazie a sua mente de pensamentos negativos.
Inspire e expire profundamente e pense que com o nascer de um novo dia, terá a oportunidade de fazer tudo de novo. Não leve pensamentos negativos para a cama. Não durma de cabeça cheia.
Quebre a rotina. Faça coisas inesperadas
Faça da sua vida uma aventura que vale a pena ser contada. Surpreenda-se a si e aos outros com gestos simples. Aproveite o tempo livre para partir à descoberta do que lhe dá prazer. Crie boas memórias para si e para a sua família. Esqueça os problemas e dedique-se, por algumas horas, a fazer exclusivamente aquilo que a faz realmente feliz.
Pratique uma atividade física regularmente
Pode ser o que quiser, desde que a faça sair de casa, mexer o corpo e limpar a mente. O exercício físico só tem vantagens: acelera o metabolismo, melhora a irrigação sanguínea, renova a energia cerebral, rejuvenesce o corpo e aumenta as defesas naturais. Exercitar o corpo relaxa a mente e deixa-nos mais positivos e disponíveis para os outros.
Gerir os pensamentos e as emoções negativas. Copo meio cheio ou copo meio vazio?
Gira as emoções de forma consciente. Não permita que sejam as emoções a guiar a sua vida. Enfrente-as. Pense no motivo dos seus sentimentos e lide com eles de forma objetiva. Cultive a paz interior, afaste a ansiedade e a tensão emocional, o medo e a insegurança. Valorize tudo o que tem de bom na sua vida e não no que gostaria de ter e não tem.
Encarar as perdas e as frustrações como ferramentas de aprendizagem e não como derrotas pessoais
Use as frustrações e as perdas para evoluir, para se tornar ainda mais forte e resistente às adversidades. Ao longo da vida, vamos sempre cometer erros. O segredo está no que vamos fazer com eles. Desejar uma família perfeita, um emprego maravilhoso, uma vida sem desvios, é sonhar o impossível. Traga sempre à memória que os fortes são tolerantes; os fracos, inflexíveis. Os fortes compreendem; os fracos julgam.
Lute pelos seus sonhos
Acredite nos seus sonhos e tente realizá-los. Apesar dos riscos e das incertezas. É melhor tentar e não conseguir do que simplesmente não fazer nada. Não deixe passar a vida ao lado.
Partilhe com os seus filhos o prazer da aventura da vida! E seja feliz. Muito feliz.