Funcionários e professores de todos os anos de ensino, assim como alunos do 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário, vão ser testados à Covid-19, no regresso às aulas. Um comunicado do ministério da Educação garante que os testes são para todos, mesmo para quem já esteja vacinado contra a Covid-19.
O parecer da DGS resultou na decisão do Governo, de que “pessoal docente e não docente, bem como os alunos do 3.º ciclo do ensino básico e os do ensino secundário, independentemente do seu estado vacinal, serão testados”. As escolas estão satisfeitas com a decisão.
O rastreio à Covid-19 dirigido à comunidade escolar está organizado num calendário de testes:
- Fase 1: pessoal docente e não docente de todos os ciclos de ensino – 6 a 17 de setembro
- Fase 2: alunos do ensino secundário – 20 de setembro a 1 de outubro
- Fase 3: alunos do 3.º ciclo – 4 a 15 de outubro
O parecer da DGS explica que a testagem se faz “sem prejuízo da realização futura de testes por motivo de investigação de casos, contactos e/ou surtos na comunidade escolar.” Já no início do mês de agosto, o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales disse à Agência Lusa que “é muito importante para se dê início ao ano letivo o mais normal possível”.
O governante afirmou que na sua opinião, o facto de os professores serem testados permitirá, no |âmbito do combate à pandemia de Covid-19, normalizar o mais depressa possível, a vida das pessoas, para que a recuperação económica também acelere.
Na altura, os diretores das escolas salutaram esta decisão do governo, para que os professores sejam testados, mas alerta que esse processo de testagem teria de começar na primeira semana de setembro. À Rádio Renascença, David Sousa, vice-presidente da Associação de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP), destaca a necessidade de um ano letivo tranquilo.
Entretanto, a vacinação das camadas mais jovens, dos 12 aos 15 anos, continua a decorrer este próximo fim-de-semana de 28 e 29 de agosto.
27 de agosto 2021