O que se passa, na vida de um adolescente, no caminho entre a escola e casa? Um trajeto curto, marcado pela liberdade, já que não existe supervisão adulta. É nesta premissa que se inspira o mais recente livro de Jason Reynolds, “Olha para os Dois Lados“.
Jason inspirou-se na sua própria vida e na dos amigos, para refletir sobre o que acontece durante o curto periodo de tempo que se passa no regresso a casa, um momento de rara autonomia na vida bastante controlada do início da adolescência.
A obra já foi premiada com a Medalha CILIP 2021 para melhor livro do ano, sendo este um dos prémios mais importantes na literatura juvenil, atribuído no Reino Unido.
O discurso que Reynolds fez aquando da atribuição do prémio refletiu precisamente nesta questão da autonomia. Segundo o autor, apesar de cada criança ou jovem seguir o seu próprio caminho, “estamos todos ligados”.
“Um só povo. Uma só raça. Com experiências semelhantes e experiências diferentes, tudo ao mesmo tempo. Este livro tem muita coisa, mas acima de tudo é uma história divertida. Não estou interessado em ensinar nada. Só me interessa testemunhar as vidas dos jovens. E enquanto eles permitirem, vou continuar a fazê-lo”, disse Jason Reynolds.
“Olha para os Dois Lados” é publicado pela Fábula, que já anteriormente publicou outras obras de Jason Reynolds – “Ghost” (2019) e “Patina” (2020). A tradução para português é da responsabilidade da escritora Susana Cardoso Ferreira.
18 de fevereiro 2022