Para ajudar as crianças que sentem ansiedade ou medo de tomar vacinas, neste caso contra a Covid-19, o hospital Rady Children, em San Diego, Califórnia, Estados Unidos da América, recrutou um terapeuta especial. O Ollie, um goldendoodle, é um cão de terapia que ajuda as crianças a ultrapassar esses sentimentos de ansiedade em relação à toma da vacina.
A Agência Reuters noticia que Ollie e catorze dos seus companheiros do PetSmart Paws for Hope Canine Therapy Program, têm ajudado crianças entre os cinco e os onze anos de idade que são agora elegíveis para a vacina contra a Covid-19, desde o início do mês.
Na resportagem partilhada pelo Jornal Público, se nos Estados Unidos os adultos mostram resistência à vacinação devido à desconfiança em torno dos seus efeitos secundários, as crianças sentem somente medo da agulha e d possível dor que a vacina possa causar.
No Hospital Rady Children, Ollie tem confortado dezenas de crianças que são lá vacinadas. Antes da vacina, os cães já estavam encarregados de alegrar os pacientes do hospital pediátrico, muitos deles a lutar contra o cancro ou outras doenças graves.
Ollie, que está ao serviço como cão terapeuta desde 2016, ajuda a manter a esperança ao comfortar crianças, pais e funcionários do hospital. À Reuters, Kristin Gist, a dona de Ollie disse que as criança e os pais adoram mimar o cão e querem a sua companhia.
Kristin Gist, de 75 anos, é voluntária de terapia canina e antiga diretora de prgoramas daquele mesmo hospital. Durante os períodos mais intensos da pandemia, em 2020 e parte de 2021, as cerca de 20 mil visitas caninas pararam e só recomeçaram há cerca de 3 meses. Os especialistas notaram a diferença no dia-a-dia dos pequenos pacientes, para quem alguns minutos de visita fazem toda a diferença.
Imagem: Reuters
19 de novembro 2021