As orientações da Direção-Geral de Saúde (DGS), para as aulas presenciais de Educação Física já são conhecidas. É obrigatório o distanciamento de três metros entre alunos e deve-se preferir a prática de modalidades individuais.
No final da tarde de terça-feira, o Ministério da Educação e a DGS divulgaram as últimas recomendações e orientações para a disciplina de Educação Física.
Recomendações da DGS para a Educação Física
As entidades recomendam que a realização de tarefas individuais sejam privilegiado, sempre respeitando o distanciamento físico de pelo menos três metros entre cada aluno.
As máscaras são obrigatórias à entrada e saída da aula, tanto para alunos como para professores, mas podem ser dispensadas durante a prática dos exercícios. Se possível, as aulas devem sempre decorrer ao ar livre.
Caso a escola adote um sistema de ensino misto (aulas presenciais e online), a disciplina de Educação Física deve continuar a ser dada de forma presencial.
Claro que a estas recomendações, dadas mesmo antes do regresso às aulas, juntam-se as já debatidas e adotadas por várias áreas da sociedade: lavagem e desinfeção das mãos e material utilizado, marcação do chão para assegurar distanciamento, etc.
O Ministério da Educação e a DGS recomendam também que os objetivos de aprendizagem sejam ajustados à dimensão e a tipologia dos espaços desportivos, ao número de alunos por turma e aos recursos disponíveis.