Durante os últimos 50 anos, Portugal perdeu mais um um milhão de crianças e jovens, tornando-se oficialmente no segundo país mais envelhecido da Europa. Os dados são da Pordata, que revela que quase 5% dos 1,3 milhões de jovens residentes em Portugal são estrangeiros.
Estes resultados estatísticos, lançados no âmbito do Dia Universal dos Direitos das Crianças que se celebrou na passada segunda-feira, fazem um retrato demográfico dos mais jovens. Crianças e jovens representam atualmente 12,8% do total da população, com uma perda registada no milhão ao longo das últimas cinco décadas.
Segundo a Pordata, em 2022, viviam em Portugal 1,3 milhões de crianças e jovens até aos 15 anos, dos quais 51% do sexo masculino e 49% do sexo feminino. A mesma organização refere que até ao início dos anos 80 do século XX, estas faixas etárias perfaziam pelo menos um quarto da população.
Portugal é o segundo país da União Europeia com menor proporção de crianças e jovens na sua população, atrás da Itália, que ocupa o topo da tabela. As projeções do Instituto Nacional de Estatística aponta para que a população mais jovem em Portugal diminua dos 1,3 milhões em 2022 para 1,1 milhões em 2050 e para 1 milhão até 2080.
Por outro lado, a Pordata verificou que mais de 65 mil crianças em Portugal têm nacionalidade estrangeira, o que representa 4,9% do total da população com menos de 15 anos. Cerca de 18% dessas crianças já nasceram em Portugal.
Neste número destacam-se as nacionalidades brasileira (45%), angolana (8%) e chinesa (4%), com igual preponderância entre as cerca de 12 mil crianças nascidas em Portugal e cuja distribuição por nacionalidade faz-se com 29% brasileiras, 15% chinesas, 9% angolanas, 6% cabo-verdianas e 5% ucranianas.
Relativamente à escolaridade, o retrato demonstra que Portugal se destaca como o país da União Europeia com maior proporção de crianças no pré-escolar com 30 ou mais horas semanais, mas também que a taxa de cobertura das respostas sociais de creche, face ao número da população-alvo, não é suficiente.
22 de novembro 2023