Baby Health Summit debate gestão da realidade quando a mudança acontece.
O Baby Health Summit está de regresso no dia 29 de outubro, entre as 10:00 e as 13:00, para lançar o debate “O meu parto: expectativa vs gestão da realidade”, após o sucesso das edições anteriores que receberam mais de 620 pessoas à espera de bebé. Este ano, o evento, que com conta com o patrocínio oficial da Crioestaminal, já soma mais de 250 inscrições de futuros pais. O congresso para grávidas é gratuito e decorre exclusivamente em formato online. As inscrições para aceder ao evento estão disponíveis na plataforma.
A idealização do parto é uma forma que a grávida encontra para se sentir tranquila em relação a um momento que não é dominado. No entanto, estas expetativas criadas ao longo das cerca de 39 semanas sobre o dia tão esperado podem influenciar positiva ou negativamente a experiência do parto.
A criação deste cenário ideal coloca muitas vezes de lado possíveis mudanças e imprevistos no dia D, que podem deixar as mães completamente perdidas quando o parto não acontece exatamente igual ao que desejam.
Para apoiar a mãe na gestão da realidade, esta edição do Baby Health Summit traz para discussão o tema “Parto imaginado vs O meu parto real”, com a enfermeira especialista em Saúde Materna Marília Pereira, fundadora do projeto “O bebé Sabe” e autora do livro “O Bebé Sabe Comer”.
Esta manhã conta ainda com a presença da enfermeira Cláudia Xavier, especialista em Saúde Infantil e Pediatria e fundadora do projeto Mom&BabyCare, que vai explicar às famílias o que comprar para preparar a chegada do bebé, evitando desperdícios. Já a nutricionista de gravidez do projeto “Nutrir a Sorrir”, Mariana José, vai explicar a importância da alimentação durante o parto.
E porque, com a aproximação deste dia, a questão “o que fazer com o cordão umbilical, guardar ou doar?” é muitas vezes levantada pelos pais, a diretora-geral da Crioestaminal, Mónica Brito, vai partilhar informação sobre as células estaminais do cordão umbilical do bebé e as suas potencialidades.
O congresso encerra com o contributo da médica anestesista e fundadora do projeto Mother’s Anesthesia Empowerment, Inês Furtado, sobre a escolha da epidural e quais as melhores formas para gerir o desconforto no parto.
Este evento é patrocinado pela Crioestaminal
A Crioestaminal, com 19 anos de existência, foi pioneira na criopreservação de células estaminais em Portugal, sendo o maior banco da Península Ibérica, e integra atualmente o maior grupo europeu da área, que conta com mais de 530 mil amostras recolhidas e guardadas. Conta também, com o maior número de amostras resgatadas e transplantes realizados, com mais de 120 utilizações de amostras de sangue do cordão umbilical, 19 das quais com amostras guardadas pela Crioestaminal. Promove um trabalho de referência na terapêutica com células estaminais, com quatro patentes internacionais registadas e vários projetos de investigação em curso. Investe, anualmente, cerca de 10% do seu volume de negócios em atividades e projetos de Investigação e Desenvolvimento. A Crioestaminal é acreditada internacionalmente para o processamento do sangue e do tecido do cordão umbilical pela Association for the Advancement of Blood & Biotherapies (AABB) e tem desenvolvido estratégias de acessibilidade de modo que mais famílias tenham acesso ao serviço de criopreservação. Além de guardar as células estaminais das famílias para o tratamento de doenças, a Crioestaminal promove a possibilidade de acesso a tratamentos inovadores com células estaminais, estando a desenvolver projetos para o desenvolvimento de novos medicamentos.