O aumento de infeções por Covid-19, em especial em faixas etárias mais novas, levou ao aumento de testes, cuja tipologia é muitas vezes difícil para as crianças pequenas. Os testes PCR em amostra de saliva começam a ser mais usados e recomendados para crianças, sendo já vários os laboratórios a disponibilizá-los.
O teste PCR Saliva é especialmente indicado para crianças a partir dos 4 anos uma vez que apresenta uma sensibilidade e especificidade comparáveis à colheita com a já famosa zaragatoa, mas provocando muito menos desconforto à criança durante a colheita.
Para o realizar é necessário lavar a boca com água 30 minutos antes da colheita. Durante esse período não se pode comer, beber, fumar ou mastigar pastilha elástica, de maneira a não comprometer os resultados. Neste tipo de teste não é permitido o auto-teste, devendo ser sempre feito por um profissional de saúde.
Um dos laboratórios que disponibiliza este tipo de teste, que é comparticipado a 100% pelo Serviço Nacional de Saúde, desde que efetuado com prescrição médica do Centro de Saúde ou da Linha SNS24, é o SYNLAB.
Todas as unidades SYNLAB de marca própria fazem testes PCR saliva, todos os dias, depois das 10h30, não sendo necessária marcação, que pode ser realizada, mesmo assim, para o horário que preferir. Também pode fazer uma marcação para os postos de testagem da Unilabs, ou em hospitais como a CUF ou Grupo Lusíadas. Consulte também os seus laboratórios locais para mais informações.
Os resultados são disponibilizados e enviados entre 24 a 48 horas depois da colheita.
Em alguns casos a iniciativa para testes com amostra salival está a ser feita em massa. No município de Oeiras, desde 13 de janeiro e até março, a Câmara Municipal, em parceria com o Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier, da Universidade Nova de Lisboa, vai avançar com testes de saliva à Covid-19, para todos os alunos do pré-escolar, 1º e 2º ciclos de escolaridade, das escolas públicas do concelho.
26 de janeiro 2022