A vacina Pfizer para crianças, contra a Covid-19 poderá ser já aprovada para administração no início do verão. Quem o confirmou foi Ugur Sahin, presidente da BioNTech, criadora da vacina. O pedido de autorização à EMA (Autoridade Europeia do Medicamento) chega na próxima semana, podendo estar aprovado em junho.
Esta vacina é destinada, especificamente, a crianças entre os 12 e os 15 anos. As inoculações para menores de 12 anos estão a ser desenvolvidas neste momento. A Pfizer(BioNTech vai mesmo pedir à EMA que a vacina seja já administrada a esta faixa etária durante o verão, disse Ugur Sahin à revista alemã Der Spiegel.
Neste momento, a administração da vacina Pfizer está autorizada para maiores de 16 anos. Os ensaios clínicos feitos no final de março concluiram contudo, que a vacina Pfizer para crianças entre os 12 e os 15 anos foi bem tolerada e mostrou 100% de eficácia contra o SARS-CoV-2.
`A publicação germânica, Ugur Sahin disse que “é muito importante permitir às crianças que regressem às suas vidas escolares normais e permitir-lhes que se encontrem com a família e os amigos”, revelando que o pedido à Agência Europeia do Medicamento será submetido na próxima quarta-feira. Se as crianças europeias forem vacinadas durante o verão, significa que iniciam o próximo ano letivo já inoculadas.
A finalização dos testes da vacina Pfizer para as crianças entre os 5 e os 12 anos é o próximo passo para a gigante farmacêutica. “Em julho, deverão estar disponíveis os primeiros resultados para crianças entre os 5 e os 12 anos de idade“, explicou Sahin à Der Spiegel, acrescentando que em setembro podem estar a chegar resultados para crianças abaixo dos 5 anos.
Tanto a Pfizer/BioNTech como a Moderna, estão neste momento a trabalhar no sentido de testar a eficácia das suas vacinas em crianças.
30 de abril 2021