A vacinação de crianças nos Açores vai arrancar no início de janeiro. O secretário regional da Saúde e Desporto da Região Autónoma dos Açores, Clélio Meneses anunciou o início da inoculação para crianças entre os 5 e os 11 anos.
A 10 de dezembro, quando questionado sobre o processo de inoculação das crianças mais jovens, o secretário regional disse que naquele momento a prioridade do executivo açoriano era o processo de administração da dose de reforço à população mais vulnerável e que só depois de concluído seria tomada uma decisão.
Agora que a vacinação prioritária avançou na população mais velha, o que Clélio Meneses apelidou de “questão de responsabilidade”, a região autónoma dos Açores prepara-se para iniciar o processo nas crianças. O secretário regional garaniu que o processo vai entrar num ritmo mais intenso no início do ano.
“Em São Miguel volta a estar operacionalizado o processo no Pavilhão das Portas do Mar, de forma a que a dose de reforço seja aplicada ao maior número de pessoas possível. Neste momento, já nos estamos a aproximar das 30 mil pessoas com dose de reforço aplicada nos Açores”, adiantou em nota de imprensa citada pelo Jornal de Notícias.
O governante acrescentou ainda que “qualquer açoriano com 50 anos ou mais que não tenha sido ainda chamado para dose de reforço pode dirigir-se à respetiva unidade de saúde para, havendo oportunidade no momento, ser inoculada a vacina ou então agendar para ser inoculada a vacina”.
Nos Açores, profissionais de saúde, funcionários de lares, bombeiros e pessoas com mais de 18 anos que receberam a unidose da Janssen também e incluem nos grupos a receber a dose de reforço.
Clélio Meneses apelou à vacinação, recordando a população que a maioria das pessoas que desenvolveram doença grande de Covid-19, nas ilhas, não estavam vacinadas. Existem atualmente cerca de 400 casos de infeção ativos na Região Autónoma, sendo que a grande maioria destes casos foram diagnosticados na ilha de São Miguel.
Em Portugal continental, a vacinação de crianças com menos de 12 anos arrancou no passado fim-de-semana, tendo sido inoculadas mais de 95 mil crianças entre os 9 e os 11 anos, segundo a Direção-Geral da Saúde. Segundo a Autoridade de Saúde Regional, até 7 de dezembro, tinham vacinação completa contra a Covid-19 nos Açores 197.309 pessoas (83,4%) e tinham recebido dose de reforço 27.316 pessoas.
23 de dezembro 2021