Até ao dia de ontem, a vacinação de crianças já contava com praticamente 30 mil pedidos de agendamento, sendo que 27 mil pedidos foram registados até às 13h30. O processo de inoculação de crianças com 10 e 11 anos arranca no próximo fim-de-semana, de 18 e 19 de dezembro.
A possibilidade de agendamento da vacinação está disponível desde o final da tarde de segunda-feira, no Portal de Agendamento Online, que permite agendar a toma da vacina para o local e data mais convenientes.
Governo, Serviço Nacional de Saúde, Serviços Partilhados do Ministério da Saúde e Direção-Geral da Saúde divulgaram, em comunicado, que o Portal de Agendamento também passou a possibilitar o pedido de agendamento para dose de reforço de cidadãos com 50 ou mais anos, que tenham tomado uma dose da vacina Janssen.
Mantém-se também a possibilidade de os utentes com 65 ou mais anos agendarem a dose de reforço contra a Covid-19.
Reveja o canlendário de vacinação para as crianças, contra a Covid-19:
- No fim de semana 18 e 19 de dezembro serão vacinadas as crianças de 11 e 10 anos, podendo também ser vacinas algumas de 9.
- A 6, 7, 8 e 9 de janeiro serão vacinadas as crianças entre os 9 e 7 anos.
- A 15 e 16 de janeiro os meninos e meninas entre os 6 e 7 anos de idade.
- A 22 e 23 e janeiro as crianças com 5 anos.
- Entre 5 de fevereiro e 13 de março serão administradas as segundas doses da vacina para a Covid-19, sendo que o período recomendado entre primeira e segunda dose desta vacina pediátrica é de seis a oito semanas.
As crianças com comorbilidades têm prioridade, independentemente da idade, desde que tenham prescrição médica.
Na Região Autónoma da Madeira, a vacinação pediátrica começou ontem e registou boa adesão e um ambiente personalizado para receber os mais novos. Em Espanha, esse processo arranca hoje, também pela ordem decrescente de idades.
15 de dezembro 2021